Rural

Sertão Santana tem decreto de situação de emergência por causa da seca homologado pelo Estado

Estimativa da Emater e Secretaria Municipal da Agricultura é que já se tenha perdido mais de R$ 15 milhões das lavouras do município desde o final do ano passado

Compartilhe:
11/05/2020 - 12h03min Corrigir

Na última terça-feira (5), o Governo do Estado homologou o decreto de situação de emergência por causa da estiagem que o município de Sertão Santana havia publicado no dia 30 de dezembro do ano passado, atribuído a todo território municipal. 

No final de dezembro de 2019, o último laudo feito pela Secretaria da Agricultura e Emater/RS apurou uma perda mínima de mais de R$ 15 milhões no plantio de fumo, milho, feijão, soja, uva e batata doce de Sertão Santana. Todavia, esse déficit está ainda maior por conta de a estiagem ter continuado nos meses seguintes. Essa análise serviu de base para a elaboração do decreto de situação de emergência, que também levou em conta dados da Defesa Civil municipal. 

Em 10 de março, o Governo Federal já tinha publicado no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento do decreto municipal nº 2.234. Esse processo facilita os agricultores que sofrem com as perdas de produtividade a renegociarem suas dívidas e investimentos que foram custeados com recursos federais. 

Até o sábado (9), 364 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da seca. Desses, 262 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 219 reconhecidos pela União.   

Com informações do portal de notícias ClicR

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET