Geral

Uso de máscara em vias públicas também será obrigatório em Camaquã

As demais alterações nas medidas restritivas afetam as academias, salões de beleza, barbearias, templos religiosos e o transporte público urbano e rural

Compartilhe:
11/05/2020 - 18h55min Corrigir

Em consonância com o decreto de distanciamento social controlado, publicado pelo Governo do Estado no domingo (10), a Prefeitura de Camaquã anunciou mudanças nas medidas de combate ao novo coronavírus, principalmente, no que diz respeito ao funcionamento do comércio. Participaram do pronunciamento, o procurador-chefe do município, Fabiano Ribeiro, o secretário de Saúde, Fabiano Martins, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias. 

De acordo com modelo, Camaquã pertence à região de Porto Alegre (R09 e R10) e está inserida na bandeira laranja. Isso significa que o município apresenta média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. 

A principal medida que vai impactar na vida dos camaquenses a partir desta terça-feira (12), será a obrigatoriedade do uso de máscaras não somente dentro dos ambientes fechados, mas como para andar em vias públicas. Porém, essa determinação é válida para todo o território gaúcho, ainda conforme o novo decreto do Estado. Segundo Ribeiro, não haverá punição neste momento para quem desobedecer, mas ele afirmou que a nova determinação também estará passível de ser fiscalizada, assim como nos comércios. 

Outras das mudanças anunciadas pelo procurador atingem, sobretudo, as academias. Estes estabelecimentos passarão a funcionar com 25% de sua capacidade de funcionários e clientes. Antes, era permitido apenas com 30% do que consta no Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) de cada local. 

Esportes que necessitam de contato físico e aglomerações, seguem suspensos. No entanto, atividades alternativas que não envolvam aproximação, estão permitidas. As regras de higienização e tempo entre um usuário e outro para utilizar os equipamentos coletivos continuam valendo. 

Celebrações religiosas passam por alterações neste novo decreto. Agora, poderão acontecer mediante 25% de sua capacidade. Anteriormente, era permitido apenas 30 pessoas dentro dos templos religiosos. Agora, este número está ainda mais reduzido. 

Os salões de beleza, barbearias e demais estabelecimentos que pertencem ao ramo estético também só poderão funcionar em 25% de sua capacidade. 

Em contrapartida, os bancos, lotéricas e similares tiveram seu funcionamento estendido de 60% para 75% de sua capacidade total. Já o transporte público urbano e rural poderá comportar passageiros até 60% do total. 

Segundo o procurador, as medidas foram tomadas, mais uma vez, como forma de atingir da menor maneira possível a saúde e a economia do município. Em senso comum, as autoridades presentes pediram a colaboração do povo camaquense para não necessitar restringir ainda mais o funcionamento do comércio e para manter os índices de contágio da covid-19 cada dia mais estáveis em Camaquã.  

Para eles, isso só acontecerá a partir da educação, conscientização e cooperação da maioria. O coordenador Dias ainda salientou que os principais fiscais do cumprimento das medidas serão a própria comunidade. Tanto Ribeiro quanto Dias também afirmaram que a fiscalização sanitária e tributária continuará nas ruas orientando e fiscalizando os comércios e a população. 

Assista ao pronunciamento na íntegra:

MAIS NOTÍCIAS

AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
Mais Lidas
AABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS