Geral

Veículos do transporte intermunicipal terão lotação definida por modelos de distanciamento

Limite de passageiros das linhas regulares e de fretamento e turismo varia conforme bandeira de cada região do RS

Compartilhe:
13/05/2020 - 11h09min Corrigir

As linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal de todo o Rio Grande do Sul começaram a operar com capacidade reduzida de passageiros nesta semana devido ao plano de distanciamento social controlado que está vigorando no Estado desde a segunda-feira (11).  

A quantidade varia conforme os protocolos definidos pela bandeira do distanciamento controlado da região a que pertence o município de embarque ou destino, de acordo com o decreto nº 55.240, publicado no domingo (10). A lotação máxima pode chegar a 75% do total de assentos em veículos que saem ou chegam a locais que estão na bandeira amarela (com menor risco para a covid-19). Antes do decreto, as linhas regulares e de fretamento e turismo podiam circular apenas com 50% de lotação. 

Camaquã, Arambaré, Dom Feliciano, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Cerro Grande do Sul, Guaíba, Chuvisca, Sentinela do Sul, Tapes e Sertão Santana fazem parte do agrupamento de Porto Alegre (R09 e R10). Cristal, Amaral Ferrador e São Lourenço do Sul estão no agrupamento de Pelotas (R21). Ambos estão na bandeira laranja, ou seja, a região está com risco médio ou baixo de propagação da covid-19 e com média ou alta capacidade de atendimento hospitalar. Portanto, as linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal podem operar com até 75% da capacidade de passageiros.

Para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o documento permite a ampliação da capacidade no transporte de passageiros. Conforme afirmou o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann, a partir de agora haverá regras para o sistema regular e especial, que podem coincidir ou não. Por essa razão, o departamento está investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo de acordo com a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas. 

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, haverá verificação se os usuários e tripulantes estão utilizando máscaras de proteção e o cumprimento de todas as medidas de higiene que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas. 

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira: 

Amarela 75% 75% 

Laranja 75% 75% 

Vermelha 50% 25% 

Preta 50% Fechado 

Acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/ e saiba o que e como pode funcionar cada setor econômico de Camaquã e região, conforme as medidas do decreto de distanciamento social controlado. Basta digitar o nome do município na busca, selecionar o setor e fazer download do material explicativo. 

Com informações da Ascom/Daer 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB