Saúde

Executivo de Dom Feliciano esclarece situação da covid-19 no município

Até o momento, há três confirmações da doença e 100 casos descartados, conforme afirmaram o prefeito Clenio Boeira, a secretária de Saúde Isabel Wiatroski e a enfermeira Ivandra Camargo em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13)

Compartilhe:
13/05/2020 - 15h47min Corrigir

Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (13) na página oficial da prefeitura no Facebook, o prefeito de Dom Feliciano Clenio Boeira, a secretária de Saúde Isabel Wiatroski, e a enfermeira Ivandra Camargo trouxeram informações sobre os dois novos casos de covid-19 que foram confirmados no município nessa terça-feira (12). 

Conforme o que foi repassado pelos gestores, os dois infectados são do mesmo grupo social e estão em isolamento domiciliar. Ambos apresentaram sintomas leves da doença, estando quase que recuperados, mas seguem cumprindo com um rigoroso acompanhamento da Secretaria Municipal da Saúde.  

Quanto aos quatro casos que ainda estão aguardando análise laboratorial até essa terça-feira, três deles também cumprem quarentena em suas residências, ainda com quadros gripais leves e passando por monitoramento diário, e apenas um está internado.  

Já o primeiro paciente que positivou para a covid-19 é um homem de 84 anos, que está internado em hospital da alta complexidade de Rio Grande. Os familiares do idoso cumprem isolamento domiciliar, apesar de todos estarem assintomáticos. A secretária Isabel salienta que, por questões éticas e de cumprimento do protocolo, não é possível divulgar os nomes dos infectados ou monitorados. 

Ainda durante a transmissão ao vivo, foi pedido calma, prudência e cuidados por parte da população, pois os decretos municipais e estaduais dão as orientações necessárias sobre a pandemia, mesmo que a situação esteja sob controle e sem casos de transmissão comunitária (quando se perde a dimensão da origem do contágio), de acordo com o prefeito. “Se a população fizer a sua parte e seguir os decretos, estaremos mais protegidos”, afirmou Boeira. Enquanto que a enfermeira Ivandra reforçou que ninguém está livre de ser contaminado e que mais do que nunca é necessário que cada um faça a sua parte. 

Neste momento, segundo o último boletim epidemiológico publicado no começo da tarde de hoje, Dom Feliciano está com 13 casos sendo monitorados, 13 casos que negativaram em teste SWAB + teste rápido, 5 análises laboratoriais que aguardam resultado e 100 casos descartados. Esses são os pacientes que estiveram em isolamento e foram monitorados pela Secretaria de Saúde, mas que, embora apresentaram sintomas da covid, não realizaram coleta de material para exame e se recuperaram. O município tem até agora três casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. 

Assista ao pronunciamento na íntegra:

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB