Saúde

Países se enfrentam em busca por vacina contra covid-19

Doença deixou mais de 300 mil mortos ao redor do mundo

Compartilhe:
15/05/2020 - 10h48min Corrigir

A luta contra a Covid-19 provoca tensões e polêmicas, com novos ataques de Washington a Pequim e críticas à farmacêutica Sanofi por sugerir que os Estados Unidos serão o primeiro país a se beneficiar de uma hipotética vacina contra a doença.

Até o momento, o saldo da Covid-19 no mundo é de mais de 300 mil mortos, mais de 4,4 milhões de pessoas infectadas e a paralisia da economia global, com graves consequências sociais.

Nenhum país escapa

A primeira economia europeia, a Alemanha, prepara-se para uma recessão: a publicação de seus dados do PIB nesta sexta-feira deve dar uma ideia do impacto da catástrofe sanitária. Para 2020, o governo alemão prevê uma recessão de 6,3%, a mais forte desde quando estes cálculos começaram a ser feitos em 1970.

Os ministros das Finanças da zona euro se reúnem nesta sexta em Bruxelas para discutir uma resposta à crise. E, do outro lado do Atlântico, cerca de 3 milhões de pessoas pediram seguro-desemprego em uma semana nos Estados Unidos, que têm agora 36,5 milhões de desempregados - cerca de 15% de sua população ativa.

Para deter a hemorragia, o presidente americano, Donald Trump, repete que é hora "de voltar ao trabalho" em seu país, onde metade dos estados começaram a retomar algumas atividades comerciais. A recessão atinge vários países. Na Itália, milhões de pessoas se viram obrigadas a recorrer à ajuda alimentar e, na Índia, o confinamento provocou um êxodo de trabalhadores imigrantes.

Preocupação na Amazônia

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, um cético das medidas de confinamento, pediu aos empresários que pressionem o governador de São Paulo, João Doria, defensor da quarentena, Eles alegam que se trata de uma "guerra", em que a economia do país está em jogo.

O Brasil é o mais afetado pela pandemia na América Latina, com quase 14 mil dos mais de 25 mil mortos na região. A Organização Panamericana da Saúde (OPS) advertiu que os serviços médicos no Rio de Janeiro estão "no limite".

A situação no Brasil preocupa os vizinhos. O presidente colombiano, Iván Duque, anunciou uma reunião nesta sexta-feira entre ministros de ambos os países para ajustar as políticas de fronteira.

Na Colômbia, existe um medo pela região amazônica, que é predominantemente indígena e pobre, onde os primeiros casos de Covid-19 vieram do Brasil."Nos encontramos em uma situação que pode se tornar crítica diante das diferenças que temos na abordagem, do ponto de vista do controle epidemiológico, como é o caso do Brasil nos pontos de fronteira", afirmou Duque.

Uma doença endêmica?

Vai levar um ano, na melhor das hipóteses, para o surgimento de uma vacina, de acordo com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Mais de 100 projetos foram lançados em todo mundo, e alguns ensaios clínicos já começaram a ser realizados.

Essa pesquisa começa a gerar tensão para ver quem se beneficiará primeiro de uma vacina. A gigante farmacêutica francesa Sanofi provocou indignação na quinta-feira ao anunciar que, se encontrar a vacina, vai distribuí-la primeiro nos Estados Unidos, cujo governo investiu 30 milhões de dólares para apoiar sua pesquisa.

"Os esforços realizados nos últimos meses mostram a necessidade de essa vacina ser um bem público global, fora das leis do mercado", protestou o presidente francês, Emmanuel Macron. Com ou sem uma vacina, o coronavírus "pode se tornar endêmico em nossas comunidades" e "nunca desaparecer", alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cortar relações

Em Washington, Trump garantiu em uma entrevista na televisão que não descarta "romper todas as relações" com a China. Ele acusa Pequim de ter ocultado detalhes importantes do surto de coronavírus em dezembro.

A China alega que transmitiu todas as informações sobre a epidemia à OMS e a outros países, incluindo os Estados Unidos, o mais rápido possível. Enquanto esperam para encontrar um tratamento para a Covid-19, alguns governos começam a relaxar suas medidas de contenção.

À exceção de Tóquio e de Osaka, as autoridades do Japão suspenderam o estado de emergência na quinta-feira na maioria das regiões, em meio a um declínio acentuado no número de novos casos de coronavírus.

Na Europa, onde a pandemia causou mais de 162 mil mortes, estudantes de países como França, Finlândia e outros retomaram as aulas. E, nos Estados Unidos, com 85.813 mortes, praias de Los Angeles foram reabertas. Em outros lugares, a população ainda terá de esperar para sair do confinamento. Washington, por exemplo, estendeu o seu até 8 de junho.

No Chile, o governo decretou quarentena total em Santiago, depois de um aumento no número de infecções. Os coveiros no Cemitério Geral estão cavando milhares de túmulos para enfrentar o aumento das mortes pelo coronavírus.

Enquanto isso, a Guatemala aplicará uma quarentena geral de quatro dias na próxima semana, na tentativa de conter a epidemia, que deixou 1.518 infectados e 29 mortos neste país da América Central.

Testes em massa

Na Rússia, o segundo país com o maior número de infecções - mais de 250 mil - e mais de 2,3 mil mortos, o presidente Vladimir Putin acredita que a situação esteja melhorando. Depois que mais de 10 mil casos foram registrados em 24 horas no país, o governo da cidade de Moscou anunciou um plano de testes de magnitude "única no mundo".

Na China, as autoridades de Wuhan, cidade onde surgiu a Covid-19, convocaram a população a realizar testes de diagnóstico à medida que novos casos surgem. Na África, a pandemia não causou tanto estrago quanto o temido e deixa menos de 2,5 mil mortos. Há, porém, cada vez mais indicações de que esse número é muito menor do que o real.

O Sudão do Sul, um dos países mais pobres do mundo, que acaba de emergir de seis anos de guerra civil, anunciou a primeira morte oficial pela Covid-19.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)