Saúde

Secretaria da Saúde de Camaquã esclarece casos confirmados de covid-19 por meio de testagem rápida

Secretário Fabiano Martins, titular da pasta, esteve em entrevista ao vivo com a equipe do BJ e explicou como funciona os critérios de testagem por laboratório, a metodologia dos testes rápidos, além de outros assuntos

Compartilhe:
15/05/2020 - 19h13min Corrigir

Em entrevista para o portal de notícias Blog do Juares (BJ) na tarde dessa quinta-feira (14), o secretário da Saúde de Camaquã, Fabiano Martins, esclareceu algumas dúvidas a respeito dos três casos de covid-19 que foram confirmados no município na quarta-feira (13).  

Segundo informações, os pacientes são duas mulheres e um homem. Através de rastreamento do histórico de cada um, foi possível identificar que dois foram assintomáticos e possuem 59 e 61 anos, e outra teve sintomatologia leve e está na faixa etária dos 30 anos.  A infecção pelo novo coronavírus nos três casos se deu através de contato direto com um paciente positivo, o qual não foi informado de onde é, mas nenhum desenvolveu quadro clínico grave.  

A detecção foi feita por meio de teste rápido realizado pelo setor epidemiológico do município, sendo essa uma metodologia cujos resultados não são adotados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para anexar nas estatísticas da doença nos municípios gaúchos. Somente os casos que entram nos registros são os que o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen/RS) realiza análise.  

“Os testes rápidos são utilizados mais para identificar a circulação do vírus do que para testar sintomas. Ele só tem eficácia maior depois de oito dias, porque antes dos oito dias, ele pode dar falsos negativos. O que são faltos negativos? Bom, são aqueles que antes dos oito dias, a pessoa pode ter o vírus e dar negativo no teste rápido. Por isso, ele é um teste bem complicado. Não são todos os casos que podem ser submetidos para não dar uma sensação de falsa segurança”, explicou o secretário. 

Já os grupos que podem ter material genético coletado para análise no Lacen são apenas daqueles pacientes que estão hospitalizados por alguma síndrome gripal ou profissionais da saúde com sintomas clínicos, de acordo com protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Por conta disso, o material destes três infectados não foi coletado para análise, já que nenhum apresentou sintomatologia grave no período de pico da viremia (entre o 1º e o 5º dia dos 14 de incubação, conforme o Ministério da Saúde) e se enquadra na outra categoria citada – a dos profissionais da saúde com sintomas. 

Conforme disse o secretário, não é possível apontar há quanto tempo ocorreu o contato dos pacientes com o vírus. Apenas o que pode ser afirmado é que todos são considerados recuperados da covid-19, já que cumpriram a quarentena e não apresentaram evolução da doença. Todavia, eles seguem em isolamento domiciliar e as equipes da Vigilância Epidemiológica já estão em contato com o ciclo social de cada um para realizar mapeamento e acompanhamento por medida de controle e segurança. 

Martins disse que essa sintomatologia leve ou falta de sintomas da covid-19 é bastante comum, já que o coronavírus circula silenciosamente na maioria das vezes. Por isso, ele é tão nocivo e letal. E essa característica colabora para a rápida circulação entre a sociedade, segundo afirmação do secretário. 

Ele também salientou que a Secretaria Municipal da Saúde não está tendo nenhum atraso nas notificações dos casos da covid, já que repassa as informações para a população assim que recebe os diagnósticos.  Martins defendeu que existe um sistema bastante controlado e atualizado dos pacientes que estão em monitoramento. Uma equipe com quatro enfermeiras está responsável pelo serviço, mas o secretário pediu a colaboração da população para que forneça os dados corretos na hora de preencher a ficha quando a pessoa é apontada como caso suspeito da covid. De acordo com ele, muitas vezes, os telefones que são colocados como contato para que as enfermeiras realizem o monitoramento, não são os corretos ou as pessoas não atendem às ligações. Conforme o quadro clínico, este contato necessita ser diário ou de 48 em 48 horas. 

Situação da pandemia em Camaquã 

Até essa quinta-feira, o município continuava com 39 coletas, quatro casos positivos, sendo um em laboratório particular fora de Camaquã e três por teste rápido, 39 suspeitas descartas, nenhuma análise aguardando resultado e 30 pessoas que estavam sendo monitoradas por apresentarem quadros gripais.  

O secretário ainda disse que um estudo epidemiológico será feito em Camaquã para entender a real situação da pandemia no território através dessa testagem rápida. Martins também reforçou as medidas de prevenção da covid, sendo elas o uso obrigatório e correto da máscara de proteção individual e o distanciamento social, além do pedido para que os camaquenses só saiam de casa em extrema necessidade, tudo isso para que o coronavírus se mantenha em níveis estáveis em nosso município.  

Fim das subnotificações e ampliação do grupo da testagem rápida 

No começo da noite desta sexta-feira (15), a Secretaria Estadual da Saúde incluiu os três últimos casos confirmados de covid-19 em Camaquã e se igualou aos dados da Secretaria Municipal de Saúde. Para diminuir a subnotificação da doença, foi realizada uma força-tarefa pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) para entrar em contato com os municípios que possuem casos confirmados e concluir corretamente a inserção dos dados. Isso se deu através de uma portaria publicada na edição especial de hoje do Diário oficial do Estado (DOE) que tem por finalidade diminuir a diferença de casos confirmados da doença pelos municípios e pelo Estado. 

A Portaria torna os serviços de saúde da rede pública e privada do Rio Grande do Sul obrigados a notificar imediatamente ao Estado todos os casos de Síndrome Gripal, hospitalizações e óbitos por SRAG e os resultados de todos os testes rápidos de qualquer procedência. 

E desde quarta-feira (13), foram ampliados os grupos de pessoas que poderão realizar o teste rápido. Conforme o Centro de Operações de Emergência da Secretaria de Saúde também serão testados quem tem mais de 50 anos e profissionais que trabalham com transporte de cargas ou coletivo de passageiros, desde que apresentem sintomas da covid-19. Além desses, os familiares e demais pessoas que moram com pacientes infectados, incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI), entram nesta lista. 

Assista à entrevista com o secretário da Saúde, Fabiano Martins, na íntegra:

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
CÂMERASAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ