Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe segue acontecendo em quatro postos de saúde em Camaquã

Nesta segunda etapa da terceira fase, são incluídos os professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos, além do restante da população que ainda não se vacinou por alguma eventualidade

Compartilhe:
18/05/2020 - 09h17min Corrigir

A segunda etapa da terceira fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa nesta segunda-feira (18) em todo o Brasil e se estende até o dia 5 de junho. Neste momento, também serão imunizados os professores de escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos.  

Em Camaquã, os agentes de saúde estão vacinando em quatro postos da cidade, sendo eles: Centro Social Urbano (bairro Viégas), Secretaria da Saúde (ao lado do INSS), Posto Telmo Marder (em frente ao Hospital Nossa Senhora Aparecida) e Unidade de Saúde Paulo Cardoso Dora (bairro Carvalho Bastos). 

A terceira fase da campanha encerrou nesse domingo (17). A primeira de suas duas etapas teve como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.  

No caso das mães que se encontram no período pós-parto, o Ministério da Saúde informa que é necessária a apresentação de um documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros). 

De acordo com o secretário da Saúde, Fabiano Martins, em conversa com a equipe de jornalismo do portal de notícias Blog do Juares (BJ), qualquer pessoa que, por alguma eventualidade, não se vacinou nas outras etapas, pode comparecer a qualquer um desses quatro postos de saúde que receberá a dose. Já no interior, toda vez que o ônibus da saúde se dirige até as localidades e há doses disponíveis, os agentes estão vacinando o público que ficou para trás nestes lugares. 

Na primeira fase, foram vacinados os idosos e profissionais da saúde. No município, a vacinação do público acima dos 60 anos ocorreu, em boa parte, a domicílio, inclusive no interior. Ainda segundo Martins, a meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde para essa fase, com base em dados do último censo do IBGE, foi superada em mais de 100%. A adesão à campanha deste ano está sendo bastante comemorada. Em 2019, os índices de vacinação, principalmente no interior, se mantiveram bastante baixos.  

Já na segunda fase, quando chegou a vez dos caminhoneiros, profissionais da força de segurança, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e motoristas de transporte público, a modalidade drive-thru foi aderida em Camaquã. A ação ocorreu na Secretaria da Saúde, no dia 25 de abril, e vacinou mais de 500 pessoas.  

Devido à situação de disseminação da covid-19 em todo o Brasil e a disponibilidade de vacinas, o Ministério da Saúde resolveu suspender o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza, que aconteceria no dia 9 de maio. O início da próxima fase da campanha também foi estendido e dividido em duas etapas para o público-alvo que ainda não foi imunizado contra a gripe influenza. Dessa forma, a estratégia de vacinação seguirá até 5 de junho, ganhando duas semanas além do que era previsto. 

O Rio Grande do Sul recebeu na última quarta-feira (13) uma nova remessa de doses com 558 mil doses de vacina contra gripe. Com elas, o Estado já teve o equivalente a 91% do total de doses necessárias para a edição deste ano da campanha, somando todos os grupos-alvo.

É importante destacar que a vacina contra a gripe influenza não é eficaz para prevenir a covid-19. Até o momento, ainda não há vacina ou remédios contra o novo coronavírus. Todavia, a dose está servindo como triagem da doença, uma vez que a pessoa está imunizada contra à influenza, fica mais fácil identificar com mais clareza os sintomas da covid-19 em seu organismo. Os sintomas da gripe influenza e os da covid-19 se confundem bastante, afirmam os especialistas da área da saúde.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET