Geral

Volume de chuva dos próximos dias pode ser o maior do ano no Rio Grande do Sul

Pontos localizados podem ter acumulados de até 300 mm e existe a possibilidade de alagamentos, queda de barreiras e inundações
20/05/2020 - 12h22min Corrigir

A chuva que deve chegar ao Rio Grande do Sul no final desta quarta-feira deve ter o maior volume do ano. Os modelos analisados pela MetSul Meteorologia sugerem um expressivo alívio da estiagem em muitas áreas e que, em pontos localizados, o volume pode chegar a 300 milímetros (mm). Porto Alegre e a região metropolitana podem ter marcas acima da média histórica de precipitação do mês.

A instabilidade deve chegar ao Estado pelo Oeste, a partir da região de Uruguaiana, e pela fronteira com o Uruguai, devendo se espalhar pelo território gaúcho no decorrer da quinta-feira. Em Porto Alegre, a chuva até o período da noite.

Segundo a MetSul, os mapas meteorológicos de diferentes modelos numéricos mostram que a chuva até domingo deverá ser generalizada e com volumes elevados a extremamente altos em diversos pontos. Quase todo o Rio Grande do Sul deve ter precipitações de 50 mm a 100 mm, entretanto, a empresa que faz a previsão do tempo para o Correio do Povo trabalha com a possibilidade de pontos mais localizados terem acumulados de 200 mm a até 300 mm.

Com isso, o alerta prevê alagamentos em áreas urbanas e rurais, além de prováveis inundações, mesmo com os rios sofrendo com a estiagem. “É alto o risco de quedas barreiras e deslizamentos de terra, uma vez que a chuva deve ser muito volumosa nos vales e na Serra. (...) No período, ainda haverá o risco de temporais isolados com queda de granizo, raios e vento forte”, revela o prognóstico da MetSul.

MAIS NOTÍCIAS

ART MÓVEIS
OLIDATA
ANUNCIE AQUI
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
ELETRO CLIC
MÁRIO SERRALHEIRO
Tocando agora: Relembre bons momentos