Geral

Volume de chuva dos próximos dias pode ser o maior do ano no Rio Grande do Sul

Pontos localizados podem ter acumulados de até 300 mm e existe a possibilidade de alagamentos, queda de barreiras e inundações
20/05/2020 - 12h22min Corrigir

A chuva que deve chegar ao Rio Grande do Sul no final desta quarta-feira deve ter o maior volume do ano. Os modelos analisados pela MetSul Meteorologia sugerem um expressivo alívio da estiagem em muitas áreas e que, em pontos localizados, o volume pode chegar a 300 milímetros (mm). Porto Alegre e a região metropolitana podem ter marcas acima da média histórica de precipitação do mês.

A instabilidade deve chegar ao Estado pelo Oeste, a partir da região de Uruguaiana, e pela fronteira com o Uruguai, devendo se espalhar pelo território gaúcho no decorrer da quinta-feira. Em Porto Alegre, a chuva até o período da noite.

Segundo a MetSul, os mapas meteorológicos de diferentes modelos numéricos mostram que a chuva até domingo deverá ser generalizada e com volumes elevados a extremamente altos em diversos pontos. Quase todo o Rio Grande do Sul deve ter precipitações de 50 mm a 100 mm, entretanto, a empresa que faz a previsão do tempo para o Correio do Povo trabalha com a possibilidade de pontos mais localizados terem acumulados de 200 mm a até 300 mm.

Com isso, o alerta prevê alagamentos em áreas urbanas e rurais, além de prováveis inundações, mesmo com os rios sofrendo com a estiagem. “É alto o risco de quedas barreiras e deslizamentos de terra, uma vez que a chuva deve ser muito volumosa nos vales e na Serra. (...) No período, ainda haverá o risco de temporais isolados com queda de granizo, raios e vento forte”, revela o prognóstico da MetSul.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CONCÓRDIA
Petroman
SUPER SÃO JOSÉ
BRICK DO TOMAZ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
GRUPO WHATSAPP
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
OLIDATA
LAVAGEM FERNANDES
RÁDIO SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +