Com as preocupações em torno da atual crise econômica, agravada pela pandemia da covid-19, muitas empresas estão agindo para ajudar pequenos empresários a manterem seus negócios. O Facebook, por exemplo, lançou o novo recurso Lojas do Facebook para que as pequenas empresas possam criar lojas online e oferecer seus produtos e serviços pela rede social.
A iniciativa é semelhante a algumas adotadas pela empresa no Instagram. No caso das Lojas do Facebook, o empresário seleciona os produtos a serem oferecidos e escolhe uma cor e foto para a página, tudo sem precisar de conhecimentos técnicos. A página pode, então, ser linkada ao perfil da empresa no Facebook e/ou Instagram, além de publicações nas redes.
O recurso conta ainda com integração aos aplicativos de comunicação do Facebook, oferecendo a opção de contato por WhatsApp, Direct do Instagram ou Messenger. Segundo a empresa, o plano é que até o processo de venda possa ser oferecido por chat.
As Lojas do Facebook serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses. A rede social divulgou ainda planos para oferecer mais integrações com os apps da empresa, incluindo o novo Instagram Shop.