Saúde

Presídios do DF registram 801 casos de coronavírus; são 590 presos e 211 policiais penais

Dados são referentes a esta quinta-feira (21). Um servidor e um detento morreram por conta da covid-19
22/05/2020 - 14h28min Corrigir

Chegou a 801 o total de casos do novo coronavírus entre detentos e policiais penais do sistema prisional do Distrito Federal. Os dados são da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e da Secretaria de Saúde e referem-se a esta quinta-feira (21). Os infectados são:

211 policiais penais

590 detentos

O sistema prisional da capital registrou duas mortes pela Covid-19 – um servidor e um preso. O policial é Francisco Pires de Souza, de 45 anos, que faleceu no último domingo (17). Já o detento é Álvaro Henrique do Nascimento Sousa, de 32 anos. Ele morreu na terça-feira (19).

Além dos casos nos presídios administrados pelo governo do DF, a Penitenciária Federal de Brasília registrou também um detento infectado pelo coronavírus. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o preso chegou de Pernambuco na última segunda (18).

Policiais contaminados

A Sesipe afirma que, dos policiais penais contaminados, quatro estão internados: um no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede privada. "Os demais apresentam sintomas moderados e foram afastados das atividades", diz a subsecretaria. Ainda de acordo com a pasta, 119 estão recuperados e voltaram ao trabalho.

A Sesipe deixou de divulgar os locais onde estão os detentos contaminados. Os policiais penais com coronavírus trabalham nas seguintes unidades:

Centro de Detenção Provisória (CDP): 36 policiais penais

Centro de Internamento e Reeducação (CIR): 39 policiais penais

Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I): 46 policiais penais

Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II): 49 policiais penais

Centro de Progressão Penitenciária (CPP): 20 policiais penais

Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE): 15 policiais penais

Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF): 1 policial

Área administrativa da Sesipe: 5 servidores

Medidas de contenção

Segundo a Sesipe, uma série de medidas têm sido tomadas para evitar a proliferação do coronavírus nos presídios da capital. Entre elas estão:

Policiais penais participaram de videoconferência com uma infectologista, sobre estratégias de prevenção, detecção e controle do coronavírus;

Detentas da Penitenciária Feminina produziram 20 mil máscaras que serão divididas entre a Secretaria de Saúde e a Sesipe;

A Sesipe passou a fazer a limpeza de celas, viaturas e prédios da administração e da parte externa dos presídios; a mesma ação havia sido realizada com apoio do Exército Brasileiro e da Vigilância Ambiental;

Duzentas máscaras laváveis foram doadas e serão repassadas às unidades prisionais;

A Secretaria de Turismo (Setur) abriu processo para selecionar hotéis para policiais penais ficarem em isolamento;

Sistema de drive-thru, no Complexo da Papuda, para testagem rápida de servidores da SSP e da SES que atuam em unidades prisionais;

Dois novos blocos dos novos CDPs, com 200 vagas cada, estão sendo utilizados para tratamento e quarentena de presos durante a pandemia, 311 internos já ocupam os blocos.

 

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
LAVAGEM FERNANDES
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
BRICK DO TOMAZ
SUPER SÃO JOSÉ
Petroman
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
GRÁFICA.COM
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
GRUPO WHATSAPP
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +