Saúde

Presídios do DF registram 801 casos de coronavírus; são 590 presos e 211 policiais penais

Dados são referentes a esta quinta-feira (21). Um servidor e um detento morreram por conta da covid-19

Compartilhe:
22/05/2020 - 14h28min Corrigir

Chegou a 801 o total de casos do novo coronavírus entre detentos e policiais penais do sistema prisional do Distrito Federal. Os dados são da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e da Secretaria de Saúde e referem-se a esta quinta-feira (21). Os infectados são:

211 policiais penais

590 detentos

O sistema prisional da capital registrou duas mortes pela Covid-19 – um servidor e um preso. O policial é Francisco Pires de Souza, de 45 anos, que faleceu no último domingo (17). Já o detento é Álvaro Henrique do Nascimento Sousa, de 32 anos. Ele morreu na terça-feira (19).

Além dos casos nos presídios administrados pelo governo do DF, a Penitenciária Federal de Brasília registrou também um detento infectado pelo coronavírus. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o preso chegou de Pernambuco na última segunda (18).

Policiais contaminados

A Sesipe afirma que, dos policiais penais contaminados, quatro estão internados: um no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e três na rede privada. "Os demais apresentam sintomas moderados e foram afastados das atividades", diz a subsecretaria. Ainda de acordo com a pasta, 119 estão recuperados e voltaram ao trabalho.

A Sesipe deixou de divulgar os locais onde estão os detentos contaminados. Os policiais penais com coronavírus trabalham nas seguintes unidades:

Centro de Detenção Provisória (CDP): 36 policiais penais

Centro de Internamento e Reeducação (CIR): 39 policiais penais

Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I): 46 policiais penais

Penitenciária do Distrito Federal II (PDF-II): 49 policiais penais

Centro de Progressão Penitenciária (CPP): 20 policiais penais

Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE): 15 policiais penais

Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF): 1 policial

Área administrativa da Sesipe: 5 servidores

Medidas de contenção

Segundo a Sesipe, uma série de medidas têm sido tomadas para evitar a proliferação do coronavírus nos presídios da capital. Entre elas estão:

Policiais penais participaram de videoconferência com uma infectologista, sobre estratégias de prevenção, detecção e controle do coronavírus;

Detentas da Penitenciária Feminina produziram 20 mil máscaras que serão divididas entre a Secretaria de Saúde e a Sesipe;

A Sesipe passou a fazer a limpeza de celas, viaturas e prédios da administração e da parte externa dos presídios; a mesma ação havia sido realizada com apoio do Exército Brasileiro e da Vigilância Ambiental;

Duzentas máscaras laváveis foram doadas e serão repassadas às unidades prisionais;

A Secretaria de Turismo (Setur) abriu processo para selecionar hotéis para policiais penais ficarem em isolamento;

Sistema de drive-thru, no Complexo da Papuda, para testagem rápida de servidores da SSP e da SES que atuam em unidades prisionais;

Dois novos blocos dos novos CDPs, com 200 vagas cada, estão sendo utilizados para tratamento e quarentena de presos durante a pandemia, 311 internos já ocupam os blocos.

 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES