Saúde

Dos 9 casos positivos de covid-19 em Camaquã, 7 já são considerados recuperados

Informação foi divulgada no último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde, publicado na noite de ontem (23)

Compartilhe:
24/05/2020 - 11h35min Corrigir

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na noite desse sábado (23), dos nove casos confirmados do novo coronavírus em Camaquã, sete destes pacientes já são considerados curados e um corresponde ao óbito do homem de 58 anos, em decorrência de um câncer de pulmão, no início do mês. Ele também já era considerado recuperado da covid-19 (leia mais sobre no subtítulo da matéria). 

Na última sexta-feira (22), foram anunciados dois novos casos, sendo que um encontra-se curado, pois o teste rápido a IgG apenas apontou que, em algum momento, ele teve contato com o vírus. O outro caso apresentou IgG e IgM, o que significa que o vírus ainda está ativo e o paciente está quarentena com sintomas leves. A outra pessoa que ainda está em recuperação é o motorista de 49 anos, que estava em viagem a trabalho para Goiás e testou positivo para a covid logo após retornar para Camaquã. Ele está internado no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) por ter outras patologias, mas, segundo a SMS, seu estado de saúde é estável. 

Seguindo o protocolo de coleta para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), a secretaria coletou material genético de 60 pacientes, os quais foram descartados 46 e ainda é aguardado o resultado de 14. De acordo com a pasta, o aumento de coletas é por conta da alteração do protocolo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) para exames PCR, que incluiu pessoas acima de 50 anos de idade, profissionais que trabalham em veículos de transporte de carga e transporte coletivo, e trabalhadores da área da saúde, desde que apresentem sintomas da covid. 

Atualmente, a Vigilância Epidemiológica do município monitora 54 pacientes que procuraram atendimento médico e apresentam sintomas gripais leves. 

Histórico da covid-19 em Camaquã

O primeiro caso confirmado de covid-19 em Camaquã foi anunciado no dia 24 de abril. Tratava-se de um homem de 58 anos, que coletou material genético para análise e testou positivo para a doença em Porto Alegre, onde também cumpriu o período de recuperação da covid. Mesmo tendo sido considerado recuperado, o paciente veio para Camaquã e ficou em isolamento domiciliar por ser do grupo de risco (ele tratava um câncer de pulmão). Infelizmente, complicações no seu quadro clínico fizeram com que ele viesse a óbito em 6 de maio, vítima do câncer. 

Mais três casos foram notificados no dia 13 de maio. Duas mulheres e um homem na faixa etária dos 30, 50 e 60 anos, sendo que apenas um paciente apresentou sintomas leves, enquanto os outros dois foram assintomáticos. A infecção pelo novo coronavírus nos três casos se deu através de contato direto com um paciente positivo, o qual não foi informado de onde é, mas nenhum desenvolveu quadro clínico grave. Conforme disse o secretário da Saúde, Fabiano Martins, não é possível apontar há quanto tempo ocorreu o contato dos pacientes com o vírus. Apenas o que pode ser afirmado é que todos são considerados recuperados da covid-19, já que cumpriram a quarentena e não apresentaram evolução da doença. 

O quinto caso positivo foi confirmado no domingo (17), também por teste rápido, concluindo que a pessoa teve contato com o vírus em algum momento, mas foi assintomática para a covid. A delimitação de um raio para estudo foi essencial para a Secretaria de Saúde compreender a transmissão local do vírus.

No decorrer desta semana, foram confirmados mais quatro casos: o de um homem de 49 anos, caminhoneiro, que estava viajando a trabalho para Goiás, mas que já havia se infectado quando viajou; e o de um menino de 8 anos, do ciclo social deste homem e que já é considerado recuperado; e mais duas pessoas que também realizaram teste rápido, o qual indicou contato com o vírus, e estão sendo acompanhados por uma equipe da Vigilância Epidemiológica. Já os dois últimos diagnósticos positivos da covid foram confirmados na tarde dessa sexta-feira (22). Todos os casos já estão contabilizados no painel da Secretaria Estadual da Saúde e podem ser conferidos aqui.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET