Saúde

Tapes já descartou 30 suspeitas de coronavírus e está sem nenhum caso confirmado até o momento

Município segue com medidas restritivas bastante enérgicas para o enfrentamento da pandemia

Compartilhe:
25/05/2020 - 09h53min Corrigir

Mais dois casos suspeitos de coronavírus foram descartados em Tapes nesse domingo (24), elevando para 30 o número de testes que deram negativos para a covid-19 até agora. Ambos os pacientes são do sexo masculino, com idades de 61 e 73 anos, respectivamente. O município, no momento, encontra-se sem casos em investigação e nem confirmados da doença. 

Mesmo assim, as equipes de saúde pedem para que as pessoas, sobretudo, as que estão com sintomas gripais, e/ou viajaram recentemente, ou tiveram contato com alguém que viajou em território nacional, que não saiam de suas residências e entrem em contato com a Secretaria da Saúde pelo telefone (51) 99547-4414. 

Por sua vez, a prefeitura também solicita que os tapenses fiquem em casa, pois o sistema de saúde local não tem estruturas para suportar um surto da covid-19. Além disso, relembrou que o uso de máscaras para entrar nos comércios ou andar pelas ruas é obrigatório por decreto. 

O Executivo municipal está disponibilizando um canal para denúncias de desobediência das determinações dos documentos já publicados. Quem presenciar algum estabelecimento comercial ou pessoa no município descumprindo as regras de restrição, pode ligar ou mandar mensagens pelo WhatsApp no número (51) 99884-8729. A identidade do denunciante será preservada. 

Medidas de enfrentamento à pandemia

Desde o dia 19, a Prefeitura de Tapes voltou a trabalhar no sistema home office. O atendimento está acontecendo por meio eletrônico, telefônico ou via WhatsApp. Somente o setor de Protocolos está funcionando, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12 horas, para atendimento externo, mediante escala de revezamento. 

Os restaurantes da cidade foram os últimos comércios que passaram por adaptações nas medidas restritivas, como forma de alinhar o decreto municipal com o modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado. A partir disso, a modalidade buffet está suspensa. Os proprietários dos estabelecimentos estão obrigados a respeitar as diretrizes dos decretos no que dizem respeito a ocupação máxima e medidas sanitárias, como também manter os locais sempre arejados. O transporte público é outro serviço que deve observar as condições sanitárias e de ocupação determinadas para poderem circular. 

Na sexta-feira (15), o Poder Executivo municipal instalou três placas de grande porte em pontos específicos da cidade a fim de reforçar à população sobre o uso obrigatório de máscaras. 

Segundo a administração pública, a primeira placa foi colocada próxima ao CTG Província de São Pedro, na ERS-717, para que todos que entrarem em Tapes já saibam da obrigatoriedade. As outras duas, foram instaladas na Praça Central, em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo e ao Café Central, que são os pontos considerados com maior circulação diária de pessoas no município.  

A equipe de fiscalização da prefeitura seguirá cobrando e exigindo o uso do equipamento de proteção individual daqueles que insistem em não se prevenir e zelar pelo próximo. No caso de resistência, a administração pública avisa que será aplicada multa conforme Código Penal. 

A obrigatoriedade do uso de máscaras no município está em vigor desde o dia 16 de abril, antes mesmo de o governador Eduardo Leite determinar que o EPI fosse usado de forma obrigatória em todo o RS, inclusive para andar em via pública.

Os decretos podem ser acessados aqui e aqui.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)