Política

Em conversa com o presidente do Uruguai, governador alinha ações de enfrentamento ao coronavírus na fronteira

Leite disse, em transmissão ao vivo, que ofereceu a Lacalle Pou o que for necessário para RS e Uruguai enfrentarem a pandemia

Compartilhe:
25/05/2020 - 15h44min Corrigir

Em ligação para o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, na manhã desta segunda-feira (25/5), o governador Eduardo Leite alinhou ações conjuntas para enfrentamento do coronavírus. Em razão da morte de duas pessoas por Covid-19 em Rivera no último fim de semana, o presidente está hoje na cidade vizinha ao município gaúcho de Santana do Livramento para analisar a situação sanitária.

“Gostaria de dizer que, para o que necessitarem, estamos totalmente à disposição para trabalharmos juntos em Rivera e nas demais cidades de fronteira e fazermos o que for necessário para o enfrentamento ao coronavírus”, afirmou Leite no telefonema.

O governador Eduardo Leite colocou as equipes das áreas de vigilância sanitária e epidemiológica do Estado para somar esforços e ajudar, por exemplo, no rastreamento de casos, mas principalmente em ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

“Esses municípios já trabalham de forma cooperada, mas estamos buscando aprofundar as ações conjugadas entre nossas equipes de saúde, especialmente nas cidades que são geminadas, que têm fronteira seca ou alguma integração mais estreita. Fiz essa ligação, conversei com o presidente e estamos trabalhando conjuntamente para atender ao propósito de proteger a vida das pessoas e manter ao máximo a integração econômica, que é característica dos nossos países, especialmente entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai”, reforçou o governador durante a transmissão diária pelas redes sociais.

Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (25) em Rivera, Lacalle Pou anunciou a suspensão do início das aulas presenciais, que estavam agendadas para os dias 15 e 29 de junho, além de medidas mais restritivas no comércio da cidade e de maior controle nas fronteiras, com barreiras sanitárias em pontos estratégicos, com agentes do Exército reforçando o monitoramento nas rodovias.

No entanto, embora tivesse cogitado, Lacalle Pou anunciou que o comércio de Rivera, incluindo as lojas francas (freeshops), não fechará, mas serão ampliadas as fiscalizações para verificar o cumprimento das medidas sanitárias recomendadas, como uso de máscaras obrigatório.

O Uruguai tem 769 casos confirmados de covid-19 e 22 mortes desde o início da crise no país, em 13 de março. Deste total, 14 casos confirmados e duas mortes ocorreram em Rivera.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERAS