Saúde

Camaquã recebe 700 testes rápidos para a testagem da covid-19

Em quatro fases de distribuição, o município já recebeu mais de 1.700 exames

Compartilhe:
29/05/2020 - 10h26min Corrigir

O governador Eduardo Leite anunciou na transmissão dessa quinta-feira (28) o repasse aos municípios gaúchos de mais 130 mil testes rápidos para diagnóstico da covid-19. A remessa começará a ser enviada a partir desta sexta-feira (29), obedecendo a critérios populacionais e epidemiológicos.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o Estado já enviou 348 mil testes rápidos aos municípios e às Coordenadorias Regionais de Saúde. A prioridade para a realização dos testes segue a mesma: profissionais da saúde, da segurança e do serviço penitenciário, idosos com comorbidades, pessoas com mais de 50 anos e motoristas de transporte público e de carga. O resultado do teste rápido da covid-19 sai em até 15 minutos.

Pessoas que moram com quem teve confirmação laboratorial para a covid-19, incluindo as situações quando se identifica um caso em instituições de longa permanência de idosos (ILPI), também são prioritárias para testagem. 

Todos os 497 municípios gaúchos receberão um lote mínimo de testes rápidos, que foram enviados ao Estado pelo Ministério da Saúde. A eles cabe a responsabilidade de concluir a inclusão de diagnósticos positivos no sistema do E-SUS Notifica, para que o caso passe a ser computado nos dados oficiais da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde.

Cada município vai receber pelo menos uma caixa, além do estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde para uso em situações como surtos e óbitos acima da demanda, entre outras circunstâncias especiais. No total, serão distribuídas 5.467 caixas nesta fase. Também foram reservados testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e para a área da Segurança Pública. 

Com isso, Camaquã receberá 35 caixas nesta quarta fase, contendo 20 exames cada uma. Somando com as outras três fases, foram recebidas 88 caixas ao total (4 na primeira, 24 na segunda e 25 na terceira), chegando a 1.760 testes já recebidos. Veja a lista dos demais municípios da região e seus respectivos lotes: 

Amaral Ferrador: 3 

Arambaré: 2 

Barra do Ribeiro: 10 

Chuvisca: 3 

Cristal: 4

Dom Feliciano: 9

Encruzilhada do Sul: 14

Guaíba: 54 

Mariana Pimentel: 2

Pelotas: 176 

São Lourenço do Sul: 24 

Sentinela do Sul: 3 

Sertão Santana: 3 

Tapes: 9

Critérios para a distribuição das caixas aos municípios: 

• Quantidade de profissionais da saúde; 
• População acima de 50 anos; 
• Municípios com casos confirmados para covid-19; 
• Municípios com novos casos confirmados para covid-19 que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores; 
• Número de leitos para atendimento a síndromes gripais. 

Com informações da Secom RS

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNET