Cultura

Acendimento da Chama Crioula 2020 é transferido para o próximo ano

Definição aconteceu em reunião online entre a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, com os coordenadores das 30 Regiões Tradicionalistas

Compartilhe:
10/06/2020 - 13h54min Corrigir

O Acendimento da Chama Crioula, que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas a cada ano, foi transferido para 2021, devido à pandemia de Covid-19 e respectivos protocolos de saúde pública estabelecidos pelas autoridades sanitárias e que suspenderam todas as atividades que gerem aglomeração. A definição aconteceu em reunião online entre a presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG), Gilda Galeazzi, com os coordenadores das 30 Regiões Tradicionalistas. Para referendá-la, nos próximos dias, haverá reunião do Conselho Diretor da entidade.

Para 2021, fica mantida a cidade de Canguçu, na 21ª Região Tradicionalista, como local do evento e a Portaria 39/2014, que define os locais de acendimento da Chama Crioula para os próximos 30 anos, fica estendida para 2045. Segundo Gilda, o local, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula em 2020 ficam a critério de cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas, dentro de suas áreas de atuação, e em conformidade com os decretos de saúde pública estaduais e municipais. 

O tema e a patrona dos Festejos Farroupilhas 2020 também foram escolhidos por videoconferência. “Gaúchos sem Fronteiras” é a temática deste ano, que terá como patrona Alessandra Carvalho da Motta. A Semana Farroupilha está prevista para ocorrer de 14 a 20 de setembro, mas dependerá das políticas de enfrentamento ao novo coronavírus e dos protocolos emitidos por autoridades da área da saúde. O presidente da comissão, músico César Oliveira destacou, em justificativa à escolha do tema, que “é uma particularidade do povo gaúcho espalhar-se geograficamente pelo mundo, sem perder suas raízes culturais. Há algumas décadas, os gaúchos ganharam o Brasil, e hoje temos Centros de Tradição Gaúcha inclusive na China”. 

O tema escolhido também coloca em evidência o potencial de negócios do Rio Grande do Sul - especialmente na área turística. "Ainda existe incerteza quanto à realização de ações presenciais relativas aos Festejos Farroupilhas, porém o simbolismo da data será reverenciado. Os tradicionalistas estão demonstrando criatividade, inovação e disposição para ações em ambiente online. Encontraremos alternativas”, comenta. Ele informou, ainda, que o  tema faz uma homenagem à particularidade do povo gaúcho de espalhar-se geograficamente pelo mundo, porém sem perder suas raízes culturais. “Com a expansão do agronegócio, há algumas décadas, os gaúchos ganharam o Brasil. Hoje vemos centro de tradição gaúcha inclusive na China”, afirma. 

A escolha do tema também contempla outro elemento fundamental: o apreço das pessoas de fora pela cultura gaúcha. “É muito comum vermos pessoas que nos visitam, seja a trabalho, ou turismo, levarem um pouco da nossa cultura junto”. Ser gaúcho, na sua opinião, é um estilo de vida. A escolha de Alessandra Carvalho da Motta como patrona, na opinião do presidente, é justa e merecida, dada a trajetória e dedicação de Alessandra. “Tem uma linda história, que nos inspira no fazer tradicionalismo e esta é uma homenagem justíssima”, afirma. 

A patrona é natural de Cachoeira do Sul, formada em Direito pela PUCRS e especializada em Direito Penal pela Ufrgs. Servidora pública federal no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, atuou por mais de 20 anos como artista, bailarina, professora, avaliadora, coreógrafa, apresentadora, palestrante e pesquisadora. No Movimento Tradicionalista Gaúcho, Alessandra participa desde tenra idade. 

Estiveram representadas na reunião a Secretaria Estadual da Cultura, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Prefeitura de Porto Alegre, Ordem dos Advogados do Brasil, Piquete Fraternidade Gaúcha, Secretaria da Agricultura, Gabinete do Governador, Secretaria da Casa Civil, Secretaria da Comunicação, Secretaria de Turismo e Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul. 

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES