Geral

Sexta-feira começa com tempestades e ventos fortes em várias regiões do RS

Camaquã registrou queda de galhos de árvores, alagamentos e destelhamentos; municípios vizinhos também foram atingidos

Compartilhe:
12/06/2020 - 09h35min Corrigir

A sexta-feira (12) começou com chuva e ventos fortes em grande parte do Rio Grande do Sul. Esses fenômenos ainda devem ocorrer no Estado pelo menos até o período da tarde, devido ao ingresso de uma frente fria vinda do Uruguai. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nessa quinta-feira (11) para risco de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo entre meia-noite e 15 horas desta sexta no território gaúcho.  

Chuva forte, com risco de temporais, é prevista para as regiões Sul e na Fronteira Oeste. Segundo a Somar Meteorologia, os municípios que fazem divisa com o Uruguai devem ser os mais atingidos. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. A Defesa Civil também emitiu o alerta para a possibilidade de chuvas intensas e risco de temporal. 

Ao longo do dia, a chuva deve se espalhar entre a Região Central e a Região Metropolitana, porém, com menos intensidade. A Região Norte deve ser a única do Estado onde o tempo permanece firme. 

As temperaturas começam a cair no sábado (13). A frente fria avança sobre o RS, provocando precipitações fortes na metade Norte. Em compensação, nas regiões da Campanha e Sul, o tempo deve abrir por causa do avanço de um sistema de alta pressão atmosférica. 

Em Camaquã, a chuva começou já na madrugada desta sexta, aumentando nas primeiras horas da manhã. De acordo com a estação meteorológica da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD,) já choveu 30 mm no município até às 9 horas, enquanto que as rajadas de vento sopraram a 18 km/h.  

Houve registros de queda de galhos de árvores na cidade, como o que aconteceu na Rua Presidente Vargas, em frente à Funerária Camaquense. No bairro Viégas, ruas estão alagadas. Na esquina da localidade da Pacheca, interior do município, duas residências ficaram destelhadas. Além de registros de postes caídos em TapesArambaré e falta de luz nesses municípios, além de Dom Feliciano, São Lourenço do Sul e Cristal, segundo informações da Defesa Civil de Camaquã.

A previsão é de que a chuva persista até o fim do dia na região da Costa Doce. Os termômetros ficam na casa dos 15°C e não passam dos 23°C. O final de semana na Capital do Arroz Parboilizado deve ser de sol entre nuvens no sábado e ensolarado no domingo (14). As mínimas serão baixas, registrando apenas 4°C amanhã e 7°C no domingo. Já as máximas oscilam entre 17°C e 14°C, respectivamente. Se chover, será apenas na madrugada do sábado, com acumulados que não devem passar do 1,5 mm. 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR