Mundo

Conselho de Direitos Humanos da ONU debaterá racismo e violência policial

Decisão foi adotada na retomada da 43ª sessão do órgão
15/06/2020 - 08h15min Corrigir

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aceitou nesta segunda-feira a proposta dos países africanos de organizar um debate urgente na quarta-feira (17) sobre racismo e violência policial, como parte da mobilização mundial provocada pela morte de George Floyd por um policial nos Estados Unidos.

A decisão foi adotada na retomada da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, que foi interrompida em meados de março devido à pandemia de Covid-19. Nenhum dos 47 países membros do organismo da ONU expressou oposição à proposta.

A presidente do CDH, a austríaca Elisabeth Tichy-Fisslberger, informou que a reunião acontecerá na quarta-feira às 15h locais (10h de Brasília). Este tipo de debate urgente, organizado durante uma sessão do CDH, permite adotar resoluções mesmo após o fim do prazo para entregar um projeto de resolução.

Em uma carta escrita em nome do Grupo de Países Africanos, o embaixador de Burkina Faso na ONU em Genebra (Suíça), Dieudonné Désiré Sougouri, pediu na sexta-feira ao CDH a organização de um debate sobre "as atuais violações dos direitos humanos de inspiração racial, o racismo sistemático, a brutalidade policial e a violência contra as manifestações pacíficas".

O apelo foi feito depois que a família de George Floyd, as famílias de outras vítimas de violência policial e mais de 600 ONGS pediram ao Conselho de Direitos Humanos para abordar urgentemente o problema do racismo e da impunidade da polícia nos Estados Unidos.

MAIS NOTÍCIAS

ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
RESTAURANTE COME COME
DIGA NÃO!
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PADARIA ESTRELA
SUPER SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +