Saúde

Camaquã contará com duas novas Unidades Básicas de Saúde

Nesta quinta-feira (18), a UBS Cohab será inaugurada, enquanto que a UBS Dona Tereza está prevista para começar a funcionar no próximo dia 29, conforme anúncio do Poder Executivo nesta tarde

Compartilhe:
16/06/2020 - 17h06min Corrigir

Mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão inauguradas neste mês em Camaquã. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (16) pelo secretário da Saúde, Fabiano Martins, juntamente com a secretária adjunta Taise Rössler dos Santos e o coordenador da Vigilância Epidemiológica Luciano Pereira Dias. 

Nesta quinta-feira (18), a UBS Cohab começa a funcionar para atender os moradores do bairro Dr. Rosinha e adjacentes, que serão divulgados em breve. E no próximo dia 29, a UBS Dona Tereza será inaugurada, devendo ser a unidade de atendimento de referência para os moradores do bairro Dona Tereza e arredores.

Segundo a secretária Taise, cada UBS terá um médico e um enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) disponíveis. O atendimento nesses locais será por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada e que englobará grupos prioritários, que vão desde bebês e gestantes indo até as mães pós-parto. Porém, Taise solicitou que os camaquenses só procurem atendimento médico nas unidades em caso de extrema necessidade, isso para que sejam evitadas as aglomerações, principalmente em locais de alto risco de contágio do coronavírus. 

Também foi informado durante o pronunciamento que Camaquã será divido em dois grandes grupos (cidade e interior), sendo que cada bairro terá uma UBS de referência, inclusive os moradores das localidades do interior, que também contarão com um médico e um agente de saúde disponíveis. Esses agentes estarão, a partir de julho, visitando as casas e orientando a população sobre a covid-19, conforme afirmou Taise. 

Neste primeiro momento, as unidades estarão funcionando em prédios alugados. Mas, de acordo com o secretário Martins, já existe um projeto de construção própria da prefeitura para as UBSs. A notícia foi bastante comemorada pelos representantes do Executivo municipal, já que, conforme afirmaram Taise e Fabiano, há quatro anos, o município contava com apenas 12% de cobertura da atenção básica de saúde e alcançará quase 80% depois da inauguração dessas duas novas UBSs. 

Assista ao pronunciamento:

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ