Saúde

UBS Cohab é inaugurada nesta manhã de quinta-feira em Camaquã

Unidade atenderá moradores dos bairros Dr. Rosinha (Cohab), São José e São Luiz, totalizando cerca de 4 mil pessoas que serão assistidas

Compartilhe:
18/06/2020 - 11h10min Corrigir

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (18) a Unidade Básica de Saúde - Cohab, em Camaquã. A solenidade contou com a presença do prefeito Ivo de Lima Ferreira, do secretário da Saúde Fabiano Martins, servidores que atenderão na unidade, vereadores e representantes de entidades locais. 

O anúncio da inauguração de duas UBSs na cidade foi feito pelo secretário Fabiano, juntamente com a secretária adjunta Taise Rössler dos Santos e o coordenador da Vigilância Epidemiológica Luciano Pereira Dias, em pronunciamento realizado na tarde da terça-feira (16). 

O portal de notícias Blog do Juares (BJ) entrevistou, nesta manhã, o secretário Fabiano Martins, que deu mais detalhes sobre o funcionamento da UBS. Segundo ele, a unidade atenderá, além da comunidade do Dr. Rosinha (Cohab), também os moradores dos bairros São José e São Luiz, totalizando uma população de aproximadamente 4 mil pessoas.  

Ainda conforme o secretário, a equipe conta com um médico da Estratégia Saúde da Família (ESF), uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e quatro agentes de saúde. O atendimento ocorrerá por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada. O serviço também englobará grupos prioritários, que vão desde bebês e gestantes indo até as mães pós-parto. Porém, foi solicitado que a população só procure atendimento médico em caso de extrema necessidade, isso para que sejam evitadas as aglomerações, principalmente nesses locais de alto risco de contágio pelo coronavírus. 

Na ocasião, foi comemorado pelo Poder Público a ampliação da rede de atenção básica em saúde no município, já que esse era um dos planos de governo do prefeito Ivo. Atualmente, Camaquã conta com quase 80% de cobertura da rede. No próximo dia 22, outra UBS entrará em funcionamento na cidade, no bairro Dona Tereza, atendendo também moradores de bairros adjacentes.  

Ambas as unidades estarão, neste primeiro momento, instaladas em prédios alugados. Todavia, a prefeitura já possui prontos os projetos de construção de sedes próprias. A UBS Cohab fica na Rua Capitão Carvalho, nº 48, e estará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. 

Assista à entrevista com o secretário Fabiano Martins:

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES