Tecnologia

Como preservar a segurança trabalhando de casa

Acesse a matéria e saiba mais

Compartilhe:
18/06/2020 - 12h11min Corrigir

Quem está precisando trabalhar dentro de casa, em virtude do isolamento social, com certeza passou a ter algumas novas preocupações com a segurança. Além de todos os cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação pelo coronavírus, ainda há os perigos virtuais, já que o número de golpes na internet cresceu vertiginosamente durante a pandemia.

Quem utiliza o computador ou o celular para trabalhar deve tomar muito mais cuidado, pois esse é o principal alvo dos golpistas. O correto seria alterar todas as senhas antes de iniciar o período de trabalho em casa. Porém, caso não tenha feito isso, o ideal é realizar as trocas o quanto antes. Além disso, é importante ter um programa antivírus e utilizá-lo regularmente, fazendo um escaneamento inicial completo. Veja outras dicas:

Se possível, utilize uma Rede Virtual Privada - VPN;

Cheque se algum desconhecido está utilizando sua rede de internet;

Após utilizar a webcam em uma reunião, tampe-a com um pedaço de fita;

Crie senhas fortes, com letras, números e símbolos;

Não informe seus dados pessoais a ninguém pela internet, nem para conhecidos;

Mantenha os sistemas do celular e do computador atualizados;

Verifique se os sites acessados possuem protocolo de segurança (um cadeado ao lado do endereço).

Procure não misturar o uso pessoal e profissional no mesmo computador ou celular. É difícil ter um aparelho para cada coisa, então, tente ao menos evitar fazer os dois usos ao mesmo tempo. A utilização pessoal pode ser a porta de entrada para que algum criminoso invada suas contas e prejudique os seus dados profissionais.

Se você precisa realizar transações bancárias online durante o trabalho, como transferências ou pagamentos, deve ficar muito mais atento. Há uma série de dicas para prevenir golpes relacionados aos bancos, mas a principal delas é sempre verificar a veracidade das mensagens recebidas, pois muitos golpistas tentam se passar pelas instituições. Evite também realizar essas transações pelo celular caso o aparelho esteja apresentando comportamentos estranhos, pois isso pode ser sinal de que ele está infectado.

Para quem trabalha no ramo de vendas virtuais, é importante contar com plataformas de pagamento seguras. Mesmo que algum cliente proponha realizar o pagamento através de outro método, recuse e faça do seu jeito, pois o pagamento por outros meios pode ser uma maneira de atrair vendedores para golpes.

Mesmo alerta com as medidas de segurança virtual, não se esqueça de outros cuidados básicos que envolvem o trabalho em casa. Caso você precise receber pessoas para encontros profissionais, lembre-se de higienizar os ambientes antes e depois da visita, pois não temos como saber se tal pessoa está infectada pelo coronavírus. É fundamental também manter os seus equipamentos de trabalho sempre limpos.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024