Tecnologia

Como preservar a segurança trabalhando de casa

Acesse a matéria e saiba mais
18/06/2020 - 12h11min Corrigir

Quem está precisando trabalhar dentro de casa, em virtude do isolamento social, com certeza passou a ter algumas novas preocupações com a segurança. Além de todos os cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação pelo coronavírus, ainda há os perigos virtuais, já que o número de golpes na internet cresceu vertiginosamente durante a pandemia.

Quem utiliza o computador ou o celular para trabalhar deve tomar muito mais cuidado, pois esse é o principal alvo dos golpistas. O correto seria alterar todas as senhas antes de iniciar o período de trabalho em casa. Porém, caso não tenha feito isso, o ideal é realizar as trocas o quanto antes. Além disso, é importante ter um programa antivírus e utilizá-lo regularmente, fazendo um escaneamento inicial completo. Veja outras dicas:

Se possível, utilize uma Rede Virtual Privada - VPN;

Cheque se algum desconhecido está utilizando sua rede de internet;

Após utilizar a webcam em uma reunião, tampe-a com um pedaço de fita;

Crie senhas fortes, com letras, números e símbolos;

Não informe seus dados pessoais a ninguém pela internet, nem para conhecidos;

Mantenha os sistemas do celular e do computador atualizados;

Verifique se os sites acessados possuem protocolo de segurança (um cadeado ao lado do endereço).

Procure não misturar o uso pessoal e profissional no mesmo computador ou celular. É difícil ter um aparelho para cada coisa, então, tente ao menos evitar fazer os dois usos ao mesmo tempo. A utilização pessoal pode ser a porta de entrada para que algum criminoso invada suas contas e prejudique os seus dados profissionais.

Se você precisa realizar transações bancárias online durante o trabalho, como transferências ou pagamentos, deve ficar muito mais atento. Há uma série de dicas para prevenir golpes relacionados aos bancos, mas a principal delas é sempre verificar a veracidade das mensagens recebidas, pois muitos golpistas tentam se passar pelas instituições. Evite também realizar essas transações pelo celular caso o aparelho esteja apresentando comportamentos estranhos, pois isso pode ser sinal de que ele está infectado.

Para quem trabalha no ramo de vendas virtuais, é importante contar com plataformas de pagamento seguras. Mesmo que algum cliente proponha realizar o pagamento através de outro método, recuse e faça do seu jeito, pois o pagamento por outros meios pode ser uma maneira de atrair vendedores para golpes.

Mesmo alerta com as medidas de segurança virtual, não se esqueça de outros cuidados básicos que envolvem o trabalho em casa. Caso você precise receber pessoas para encontros profissionais, lembre-se de higienizar os ambientes antes e depois da visita, pois não temos como saber se tal pessoa está infectada pelo coronavírus. É fundamental também manter os seus equipamentos de trabalho sempre limpos.

MAIS NOTÍCIAS

OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RÁDIO SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
ADRIANO CONRADO
PADARIA ESTRELA
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
RESTAURANTE COME COME
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +