Saúde

Com habilitação de 624 leitos, RS aumenta em 67% a capacidade de UTIs que atendem ao SUS

Antes da pandemia, Estado tinha 933 leitos públicos de unidade intensiva e agora chega a 1.557
19/06/2020 - 09h11min Secom-RS Corrigir

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul adotou como prioridade aumentar a capacidade de atendimento do sistema público de saúde. A meta era ampliar em pelo menos 60% o número de leitos de UTI para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme anunciou o governador Eduardo Leite nessa quinta-feira (18), o percentual já foi superado.

Antes da pandemia, o Estado tinha 933 leitos de UTI Adulto SUS. Até agora, já foram habilitados mais 624 – um aumento de 66,8%, somando 1.557 unidades de terapia intensiva. Além desse total, outros 33 leitos estão prontos e aguardam habilitação pelo Ministério Saúde para começarem a operar. Com isso, o Rio Grande do Sul somará 1.590 UTIs públicas, alcançando uma ampliação de 70,4% da capacidade.

“Essa ampliação tem o objetivo de evitar um colapso no sistema público de saúde e impedir que pessoas morram sem chance de serem atendidas, como, infelizmente, vem ocorrendo em outros locais. Além disso, vai ser fundamental para atendermos à demanda que começa agora, com as doenças respiratórias comuns ao inverno, além dos casos de Covid-19”, afirmou o governador durante a transmissão virtual de atualização sobre o coronavírus no RS.

Um dos locais de ampliação é São Sebastião do Caí, onde o Hospital Sagrada Família habilitou cinco novos leitos. Durante a transmissão desta quinta-feira (18/6), a titular da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Ana Maria Rodrigues, a diretora da instituição de saúde, irmã Agnes Biesdorf, e a administradora Maitê Bohn mostraram o novo espaço de atendimento.

“Cada leito está equipado com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos, rede de oxigênio e cama hospitalar, entre outros equipamentos e utensílios necessários para salvarmos a vida de pacientes graves”, afirmou Maitê.

A coordenadora regional complementou que os novos leitos beneficiarão os 25 mil habitantes do município, bem como de toda a região do Vale do Caí. “É com muita satisfação que estamos abrindo esses novos leitos hoje e fazendo parte da rede de saúde do Estado”, apontou Ana Maria.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que o governo está fazendo uma grande-força para ampliar o sistema de atendimento e agradeceu pela parceria de municípios e entidades. “Hoje é um dia de gratidão”, concluiu Arita.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
GRUPO WHATSAPP
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
LAVAGEM FERNANDES
Petroman
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +