Saúde

Arambaré registra primeiro caso de coronavírus

Poder Executivo realizou pronunciamento no começo da tarde desta sexta-feira (19) para comunicar à população

Compartilhe:
19/06/2020 - 14h35min Corrigir

Em coletiva realizada no começo da tarde desta sexta-feira (19), a prefeitura de Arambaré confirmou o primeiro caso de covid-19 no município. Estavam presentes no pronunciamento o secretário de Planejamento, Douglas Magalhães, a secretária de Saúde, Eliana Martins, o fiscal da Vigilância Sanitária, Teobaldo Tavares, e Lisiane Netto, coordenadora da Vigilância Epidemiológica e enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Conforme afirmou a secretária Eliane, o primeiro paciente infectado pelo novo coronavírus em Arambaré trata-se de um morador que realiza tratamento oncológico em Porto Alegre. Ele fez o teste para a covid-19 na capital. O Executivo tomou conhecimento do diagnóstico nesta manhã, ao receber o comunicado por parte do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE).  

Ainda de acordo com a chefe da pasta, essa pessoa que testou positivo para a covid viaja nos transportes da saúde do município que levam pacientes que realizam tratamento médico em Porto Alegre. Por isso, o setor epidemiológico vai monitorar todas as pessoas que tiveram contato com esse paciente. Ao todo, a secretaria identificou 16 pessoas através de mapeamento. Todas elas serão acompanhadas diariamente pelas equipes de saúde do município, conforme determina os protocolos, para além de realizar coleta de material para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), também saber se caso venham a apresentar sintomas gripais.  

No momento, Arambaré ainda aguarda o resultado de dois testes que estão em análise no Lacen e já descartou quatro suspeitas de infecção pelo coronavírus. Com a confirmação do primeiro caso, o Executivo reforçou os cuidados de prevenção ao contágio da covid-19. O fiscal sanitário Teobaldo Tavares orientou aos arambareenses que lavem bem as mãos, utilizem álcool em gel 70%, fiquem em casa, principalmente quem faz parte do grupo de risco, evitem aglomerações, só saiam para a rua em extrema necessidade e utilizem máscaras de proteção para transitar nas vias do município.  

Assista ao pronunciamento:

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024AABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNET