Saúde

Startup Fácil Consulta é destaque no mercado consultas médicas acessíveis

Plataforma cresce na Região Sul do país e se destaca com ações de impacto social positivo

Compartilhe:
19/06/2020 - 15h33min Grazieli Gotardo - Reverso Comunicação Corrigir

Uma proposta que nasceu em 2017 está ganhando cada vez mais adeptos em 2020: a marcação de consultas médicas com valores acessíveis através da internet e menos tempo de espera no agendamento através do Fácil Consulta. A startup de Pelotas, no Sul do RS, conta com 450 médicos cadastrados e também sofreu com os impactos da pandemia, mas no mês de maio já registrou o crescimento da procura pelas consultas novamente. Na pandemia a empresa ainda se reinventou e criou um serviço gratuito para atender a população, além de implantar a telemedicina.

Após se consolidar em Pelotas, sede da empresa, o Fácil Consulta já conquistou espaço em outras cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O cofundador e CMO da startup, Patrick Goulart, conta que atualmente as três cidades com mais demanda pelo serviço são Pelotas, Santa Maria (RS) e Maringá (PR). "Apesar de ser a última cidade onde iniciamos, Maringá teve uma aceitação muito boa e estamos crescendo bem", aponta ele.

Segundo Goulart, no início do isolamento social, na segunda quinzena de março, houve uma quebra de 40% nas consultas que já estavam agendadas, mas a ideia não era recuar: a resposta da empresa ao momento de calamidade na saúde pública foi desenvolver um serviço gratuito de teleorientação médica e aconselhamento psicológico sobre o COVID-19. Desde então, foram 200 consultas realizadas. "Como uma empresa do setor de saúde e tecnologia, era nossa obrigação desenvolver uma solução com impacto social", destaca o CMO.

Outra novidade nos últimos meses foi o desenvolvimento da uma plataforma para viabilizar a telemedicina, regulamentada emergencialmente no país com a pandemia. “É uma opção tanto para os pacientes quanto para os profissionais, além de ser uma forma mais segura para quem está nos grupos de risco poder seguir o acompanhamento médico”, explica Goulart.

A retomada no agendamento das consultas já é observada desde maio com mais de 1.700 marcações no site, mas Goulart lembra que muitos médicos ainda não retornaram às atividades. A relação com os profissionais também é destaque na startup, que promoveu adaptações no processo de captação de parceiros. "Antes o contato com os médicos era através de visitas nos consultórios, mas isso não está sendo possível. Para seguir o processo de expansão, estamos estimulando a indicação de novos parceiros para os médicos colegas, somado ao processo de inside sales através do contato telefônico e por e-mail", explica, acrescentando que há uma alta aceitação dos profissionais com o novo modelo do Fácil Consulta.

Já quanto aos pacientes, a aceitação também é positiva: mais de 70% das pessoas que agendam uma consulta, voltam a marcar outra dentro de um ano. O número de indicações também comprova o sucesso da proposta, já que hoje mais de 30% dos cadastros de pacientes são originados de indicações de outros que já utilizam o serviço.

Agendamentos práticos e custo-benefício

O Fácil Consulta é focado em oferecer consultas particulares que podem chegar a valores de até 60% abaixo do agendamento normal. Além dessa questão, o que atrai muitos pacientes é a possibilidade de marcar consultas com menos tempo de espera na agenda do médico. Já para os profissionais, essa é uma possibilidade de aumentar em até 95% a taxa de presença nos consultórios. “Aceitamos somente profissionais com CRM válido, o que aumenta a segurança para os pacientes”, ressalta o CMO da startup.

Além de Pelotas, Santa Maria e Maringá, o Fácil Consulta também disponibiliza marcações nas cidades de Caxias do Sul, Joinville, Florianópolis e Londrina. Ao todo, já foram mais de 19.000 consultas realizadas, atendendo cerca de 40 especialidades médicas, agora também através das teleconsultas. A startup, cujo projeto nasceu dentro da universidade, passou por etapas de validação no mercado e hoje está consolidada no Pelotas Parque Tecnológico com uma equipe de nove pessoas.

Sobre o Fácil Consulta

O Fácil Consulta foi desenvolvido para revolucionar, ampliar e facilitar o acesso à saúde para a população brasileira. Para isso conta com uma plataforma online que lista os horários disponíveis em consultórios de dezenas de especialidades médicas. Depois de instalar o app ou acessar o site, basta que o paciente faça a busca do profissional utilizando alguns filtros e, pronto: em poucos passos, a consulta estará agendada. Um dos grandes diferenciais da consulta marcada pelo Fácil Consulta é o valor muito mais acessível que o de um atendimento particular, podendo variar por especialidade. Outro diferencial relevante é a possibilidade do paciente ter disponível a foto do profissional e suas qualificações, avaliações e opiniões de outros pacientes que já consultaram com o profissional, assim, o Fácil Consulta traz uma maior tranquilidade para aquela pessoa que não conhece o profissional. O blog do Fácil Consulta traz novidades e dicas valiosas para a saúde.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETAABBSUPER SÃO JOSÉCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)