Economia

Entenda o que muda com a bandeira vermelha em Camaquã e região

Restrições ainda mais acirradas nas atividades comerciais estão previstas no plano

Compartilhe:
20/06/2020 - 19h12min Corrigir

Neste sábado (20), seis regiões do RS estão classificadas na bandeira vermelha nesta sétima rodada do Distanciamento Controlado. Com o alto índice de ocupação dos leitos de UTI adulto em hospitais de Porto Alegre nos últimos dias, principalmente por pacientes com síndromes respiratórias, o governador Eduardo Leite anunciou que a macrorregião da capital do Estado é uma dessas que foram para a bandeira vermelha, com risco médio de propagação da covid-19 e baixo índice de atendimento de saúde. Composta por 25 municípios, incluindo Camaquã, Barra do RibeiroArambaré, Cerro Grande do Sul, Dom Feliciano, Chuvisca, Guaíba, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes, a região terá que adotar medidas ainda mais restritivas de funcionamento do comércio em geral já nesta terça-feira (23). As outras regiões são de Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas e Palmeira das Missões.

A bandeira vermelha representa restrições ainda mais acirradas no funcionamento do comércio em geral. Por exemplo, somente os estabelecimentos considerados essenciais (como farmácias, bancos, lotéricas e supermercados) podem abrir com apenas 50% dos funcionários e colaboradores. Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega e tele-busca. 

Nos municípios com shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, que podem operar com apenas 25% da capacidade de público. Cursos livres, cujo funcionamento estavam permitidos, com respeito às medidas sanitárias, desde o dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades, que continuarão com atividades de maneira remota.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados. Acesse o site do distanciamento social controlado e saiba mais detalhadamente o que e como pode funcionar cada setor econômico de Camaquã e região, conforme as medidas do decreto de distanciamento social controlado. Basta digitar o nome do município na busca, selecionar o setor e fazer download do material explicativo.

No entanto, as associações de municípios podem apresentar recurso para recorrer da decisão do modelo até as 18h deste domingo, conforme os novos ajustes na sistemática do Distanciamento Controlado. Na segunda-feira (22), o Gabinete de Crise fará nova análise e divulgará à tarde as bandeiras definitivas, que serão vigentes de 23 a 29 de junho.

Com o avanço da doença, o Rio Grande do Sul apresenta uma predominância de bandeiras laranja e vermelha. Ao todo, 12 das 20 regiões sofreram mudanças nesta rodada. Contudo, segue sem nenhuma bandeira preta, que significa risco altíssimo de propagação da covid-19 e baixo nível de atendimento no sistema de saúde.

Porém, todas as regiões, seja qual for a bandeira em que está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara e demais equipamentos de proteção individuais, distanciamento interpessoal, higienização dos ambientes e das mãos, afastamento de casos positivos ou suspeitos, cumprimento do teto de ocupação conforme alvará de funcionamento ou Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) e atendimento diferenciado para grupos de risco da covid-19.

Com informações da Secom RS

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR