Saúde

Municípios da região intensificam medidas de prevenção ao coronavírus

Aumento acelerado no número de casos da covid-19 na última semana colocou região Centro-Sul em alerta. Arambaré está com um caso, Chuvisca com seis e Encruzilhada do Sul registra 28, com 21 recuperações

Compartilhe:
21/06/2020 - 19h32min Corrigir

Com o aumento acelerado no número de casos da covid-19 no Centro-Sul do Estado nos últimos dias, os municípios que compõem a região estão intensificando as medidas para o enfrentamento da pandemia, principalmente aqueles que estavam sem incidência da doença ou um bom tempo sem reportar nenhum novo infectado. 

Em Arambaré, que registrou o primeiro caso na quinta-feira (19), a prefeitura segue com as barreiras sanitárias na ERS-350, junto à entrada principal da cidade, no intuito de conscientizar a população sobre a covid-19. A ação ocorre aos finais de semana e conta com o apoio da Secretaria da Saúde e Corpo de Bombeiros do município. Neste momento, além do primeiro paciente confirmado com a doença, ainda há 16 pessoas sendo monitoras e seis casos que já foram descartados em Arambaré. 

O município de Chuvisca, em menos de uma semana, contabilizou seis pacientes infectados pelo novo coronavírus. Por conta disso, o poder público realizou uma nova sanitização nas ruas e espaços públicos na última quinta-feira (19). De acordo com o boletim epidemiológico, publicado nesse sábado (20), os três novos pacientes com a doença no município de pouco mais de 5.200 habitantes fazem parte da mesma família dos outros três que também testaram positivo ao longo da semana. Atualmente, o Executivo está avaliando os dados para interpor o recurso, ou não, da classificação na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado. Todavia, o recurso só poderá ser interposto com base em dados técnicos, conforme afirmou a prefeitura, em nota. Chuvisca, neste momento, está com dois pacientes sendo monitorados e 37 suspeitas que foram descartadas. 

Já em Encruzilhada do Sul, além da abertura do Centro de Triagem Respiratória (CTR), a prefeitura e as equipes de saúde estão com capacitações constantes, acompanhamento diário dos casos suspeitos e confirmados, divulgando boletins informativos e coordenando toda a administração direcionados à população em geral e profissionais da saúde, além de constante atenção às denúncias recebidas através do canal da ouvidora. A prefeitura também destaca que está realizando diversas ações com base nas orientações do Ministério da Saúde e as Normas Técnicas do Estado para o enfrentamento da covid-19. 

A administração municipal afirma que o Decreto do Distanciamento Controlado tem sido um importante norte para atender às demandas de todos os setores e atividades e seus respectivos protocolos. Cada grupo tem recebido orientação por parte da Secretaria Municipal de Saúde de como deve funcionar. A pasta observa a expansão e velocidade de possível e potencial contaminação atendendo, inclusive, empresas com grande quantidade de funcionários. Estes estabelecimentos têm de apresentar seu plano de ação de combate à covid para exercer suas atividades. Tais planos estão em constante avaliação também pelo Comitê de Operações de Emergência do Estado (COE), em conjunto com a prefeitura. 

Neste domingo, Encruzilhada do Sul alcançou os 28 casos confirmados da doença, com 21 desses já recuperados e seis que ainda estão com o vírus ativo no organismo. Informações mais detalhadas sobre os oito casos confirmados entre sexta-feira (19) e hoje não foram disponibilizadas pelos órgãos oficiais. O município chegou a ficar mais de 40 dias sem registros da doença, depois de ser o primeiro da região a notificar um caso já com óbito.

Neste momento, além desta morte em decorrência da covid, são 17 pessoas que estão em monitoramento domiciliar, dois pacientes internados, sendo que um está no Hospital Santa Bárbara e o outro encontra-se hospitalizado em Santa Cruz do Sul, conforme divulgado no boletim epidemiológico desse sábado (20).  

Encruzilhada também contabiliza, atualmente, 101 testes realizados (53 rápidos, 26 pelo Laboratório Central do Estado e 22 na rede privada) e não aguarda o resultado de nenhum exame. E 73 é o número de suspeitas descartadas para coronavírus no município até agora. 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB
CÂMERAS