Economia

Bandeira vermelha: o que pode e o que não pode funcionar

Saiba qual e como cada comércio pode funcionar em Camaquã e municípios em que a bandeira vermelha está em vigor

Compartilhe:
23/06/2020 - 10h39min Corrigir

Conforme anúncio feito pelo governador do Estado, Eduardo Leite, na tarde dessa segunda-feira (22), a macrorregião de Porto Alegre permanecerá na bandeira vermelha, como já havia sido determinado na atualização de sábado (20) do Distanciamento Controlado. 

Com isso, Camaquã também deverá adotar as medidas impostas pelos protocolos da bandeira no que diz respeito ao funcionamento das atividades comerciais já nesta terça-feira (23). Mesmo com os recursos apresentados em reunião no começo da tarde de ontem com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, onde os prefeitos do Consórcio Intermunicipal Centro-Sul propuseram a criação de uma microrregião da Costa Doce dentro do modelo do Distanciamento Controlado, que compreenderia nos municípios a partir de Barra do Ribeiro até Cristal, o chefe do Executivo estadual seguiu firme em sua decisão. Leite se baseou nos dados da incidência da covid-19 na macrorregião de Porto Alegre e também no número de internações em leitos de UTI nos hospitais da capital para manter as cinco regiões na bandeira com risco alto de contágio pelo coronavírus. O governador apenas reconsiderou o agrupamento de Palmeira das Missões, colocando a região novamente na bandeira laranja.

No entanto, Leite abriu exceção para municípios do agrupamento de Porto Alegre que não registraram óbitos e nem internações por covid-19 nos últimos 14 dias. Com isso, as prefeituras de 37 municípios poderão seguir com os protocolos da bandeira laranja, com restrições menos severas para o funcionamento do comércio em geral. Este não é o caso de Camaquã, que registrou duas mortes por conta da doença nos dias 14 e 17 de junho, além de um paciente internado na alta complexidade de Rio Grande há menos de uma semana.

A bandeira vermelha implica em, por exemplo, somente os estabelecimentos considerados essenciais (como farmácias, bancos, lotéricas e supermercados) poderem abrir, mas com apenas 50% dos funcionários e colaboradores. Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, no entanto, podem atender em sistema de tele-entrega e tele-busca.  

Nos municípios com shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, que podem operar com apenas 25% da capacidade de público. Cursos livres, cujo funcionamento estava permitido, com respeito às medidas sanitárias, desde o dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades, que continuarão com atividades de maneira remota. 

Na live da tarde dessa segunda-feira (22), Leite anunciou alterações nas restrições e flexibilizou o funcionamento das academias, que podem receber um aluno a cada 16 m². As missas e cultos de qualquer matriz religiosa seguem proibidos. 

Acesse o site do distanciamento social controlado e saiba mais detalhadamente o que e como pode funcionar cada setor econômico, conforme as medidas do decreto de distanciamento social controlado. Basta digitar "Camaquã" na busca, selecionar o setor e fazer download do material explicativo. 

Resumo do funcionamento das atividades: 

Agropecuária: 50% do teto  

Hotelaria em geral: 40% da capacidade de quartos disponíveis e 75% naqueles localizados na beira da estrada

Comércio de rua: suspenso 

Serviços de higiene pessoal: 25% 

Serviço imobiliário: 25% 

Serviços domésticos: suspensos

Advocacia: 50% 

Funerárias: 100%

Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores: 25%  

Comércio atacadista não essencial: 25% nas modalidades drive thru, tele entrega e pegue e leve  

Construção: 75%  

Indústria de transformação e extrativista: não essenciais (50%) e essenciais (75%), adotando teletrabalho e sistema de escalas  

Saúde: 100% e veterinárias 50%  

Vigilância e segurança: 75%

Serviços de lavanderia, reparos, manutenção de objetos considerados essenciais: 25%  

Transportes: 50% dos assentos da janela disponíveis  

Com informações da Secom RS 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET