Geral

Prefeitura de Tapes decreta toque de recolher no município

Executivo também lançou um sistema que deve rastrear possíveis surtos da covid-19 entre os moradores e visitantes

Compartilhe:
23/06/2020 - 16h44min Corrigir

O prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, fez uma live na noite dessa segunda-feira (22), comunicando a população algumas medidas que passarão a vigorar no município em virtude da flexibilização para a bandeira laranja. No final da tarde de ontem, o governador Eduardo Leite anunciou que a macrorregião de Porto Alegre, a qual Tapes também faz parte, permaneceria nas diretrizes da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado, mas que municípios sem registros de óbitos e internações por covid-19 nos últimos 14 dias poderiam permanecer com os protocolos da bandeira laranja. 

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Como este é o caso de Tapes, Rafaeli aproveitou o aval dado pelo governador aos prefeitos desses municípios para apertar as medidas restritivas e de proteção ao coronavírus para implantar um toque de recolher a partir desta terça-feira (23). O período do recolhimento da população será das 22 horas até as 5 horas e funcionará sempre que o município estiver nas bandeiras vermelha ou preta do Distanciamento Controlado. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O novo decreto também determina que os restaurantes funcionem somente de segunda até sexta-feira respeitando as normas de distanciamento social que estão no decreto. No turno da noite, estes estabelecimentos poderão apenas atender seus clientes nas modalidades de tele entrega e pague e leve. As missas e cultos de todas as matrizes religiosas estão suspensas, independentemente do número de pessoas, estando permitido apenas o atendimento individual. 

As aglomerações nas ruas, praias e eventos privados estão estritamente proibidas, assim como assim como o uso de bebidas será restringido em locais públicos. A Brigada Militar estará fiscalizando nas ruas e quem for pego descumprindo as medidas previstas no documento, corre risco de ser penalizado com base no Art. 10 da Lei Federal nº 6.437 e dos artigos 267, 268 e 330 do Código Penal. 

Implementação de sistema para rstrear possíveis surtos de covid

Nesta semana, foi implantado em Tapes sistema de registro de acessos, desenvolvido pela empresa AVMB Soluções em TI, que cedeu a tecnologia sem custos para a prefeitura. Consiste nas secretarias e setores que realizam atendimento direto ao público a informar o CPF das pessoas que passaram pelo local. A ideia é conseguir detectar quais locais foram frequentados por pessoas que possam estar infectadas com covid-19 e triar quem teve contato com o paciente contaminado. A partir desses dados, a Secretaria Municipal da Saúde poderá tomar as medidas necessárias para combater a disseminação do vírus. 

A tecnologia adotada com a implantação de registros permite aos gestores a tomada de ações mais assertivas, sem penalizar todo o setor econômico. Quando verificado um caso ou surto, a prefeitura saberá quem teve contato com o paciente e quais os negócios que precisam passar por higienização e até quarentena se for necessário, sem a necessidade de penalizar todo o comércio ou toda a indústria, sendo isolamento mais inteligente: em vez de fechar tudo, seria fechado só o que realmente precisa. Além disso, a plataforma fornece um mapa de calor, onde consegue visualizar os locais com maior concentração de pessoas, permitindo também ações preventivas 

O Sistema de registro de acesso funciona pela internet, onde os comércios e indústrias deverão acessar este link. O sistema funciona em computadores, celulares e tablets. As empresas e entidades deverão, primeiramente, realizar um cadastro. Logo após, é só acessar o sistema pelo CNPJ e senha. Após conectado no sistema de acessos, a utilização é simples. Um colaborador deverá fazer o registro no campo correspondente, com o Nome, Telefone e CPF da pessoa que ali esteve visitando e finaliza confirmando o registro. O acesso ao sistema pode ser simultâneo.

Neste momento, Tapes está com um caso positivo de covid-19, 41 coletas, 39 suspeitas descartadas e um exame em análise no Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen/RS).

Os números disponibilizados para denúncias de descumprimento dos decretos são:  

Brigada Militar (51) 9 9872-9795 

Fiscalização da prefeitura (51) 9 9884-8729 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ