Saúde

Arambaré registra mais dois casos de coronavírus e total vai para três

Todos os pacientes possuem histórico de tratamento médico em hospital de Porto Alegre. Executivo anunciou também que vai publicar um novo decreto migrando para os protocolos da bandeira vermelha

Compartilhe:
25/06/2020 - 15h03min Corrigir

Arambaré registrou mais dois casos positivos de covid-19, nesta quinta-feira (25), elevando para três o número de infectados no município, conforme o boletim epidemiológico atualizado pela secretária da saúde, Eliana Martins, juntamente do secretário de Planejamento, Douglas Magalhães, do fiscal da Vigilância Sanitária, Teobaldo Tavares, e da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Lisiane Netto, em pronunciamento ao vivo pela página oficial da prefeitura, no começo desta tarde.  

O primeiro paciente confirmado com a doença foi notificado na sexta-feira passada (19). Os dois novos moradores que testaram positivo para o coronavírus se enquadram no mesmo caso do registro anterior e se contaminaram fora de Arambaré. “Essas pessoas positivas, elas vêm do Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Porto Alegre. Pessoas que tiveram dentro do hospital, todas elas. Nenhuma pessoa foi contaminada dentro dos nossos carros (da saúde). Quem estava junto, foram feitas as análises, todas foram descartadas. Então, essas três pessoas positivas, a procedência (do contágio) é o Hospital Santa Rita, de Porto Alegre”, afirmou a secretária Eliana. 

Ainda de acordo com a chefe da pasta, o primeiro paciente positivo e que foi removido do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) para a alta complexidade de Rio Grande na terça-feira (23) está com o quadro de saúde estável, enquanto que os outros dois não apresentaram sintomas da covid 

Atualmente, Arambaré registra, também, 21 casos descartados e 5 pacientes em monitoramento. Esses ainda aguardam o resultado do teste PCR feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). O secretário Douglas solicitou para caso alguém apresente sintomas gripais, que entre em contato com as unidades de saúde somente pelos telefones (51) 3676-1116, (51) 3676-1803 e (51) 3676-9009. A partir daí, as equipes da vigilância poderão fazer a triagem dos suspeitos e, dessa forma, será evitado o deslocamento e também as aglomerações nesses locais.  

Durante o pronunciamento, os representantes do poder público do município reforçaram, mais uma vez, os cuidados que a população deve adotar para evitar o contágio pelo coronavírus, principalmente, as visitas às casas de veraneio, as caminhadas na orla da praia e junções nos espaços públicos de convívio. Somente nessa quarta-feira (24), feriado de São João em Camaquã, conforme balanço realizado pelas equipes da barreira sanitária e do Corpo de Bombeiros de Arambaré, mais de 400 veículos entraram no município pela ERS-350.

O Executivo aproveitou para informar que, nesta sexta-feira (26), será publicado um novo decreto no qual Arambaré vai passar a adotar os protocolos da bandeira vermelha. O município havia seguido a flexibilização do Decreto do Distanciamento Controlado oferecida pelo governador Eduardo Leite, na segunda (22), para aqueles que não haviam registrado mortes e nem hospitalizações em decorrência da covid-19 nos últimos 14 dias. Mas como a região está sob vigência da bandeira vermelha e o número de casos vem aumentando, assim como a população não está respeitando o isolamento, o prefeito Alaor Pastoriza Ribeiro resolveu publicar um novo documento restringindo o funcionamento do comércio, intensificando as barreiras sanitárias na principal entrada, além de interditar as áreas públicas e sanitizar os locais onde há mais circulação de pessoas, entre outras medidas que serão detalhadas no texto.  

Assista ao pronunciamento:

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET