Educação

Leite descarta retorno às escolas em julho e faz nova previsão para agosto

Governo do RS deverá apresentar detalhamento sobre a nova organização do calendário escolar presencial no pronunciamento da próxima segunda-feira (29)

Compartilhe:
25/06/2020 - 16h06min Corrigir

O governador Eduardo Leite anunciou, na live desta quinta-feira (25), que a segunda etapa do planejamento do calendário escolar da rede de ensino só deverá ocorrer no mês de agosto – e não em julho como estava previsto. A nova data, que levou em consideração o atual cenário epidemiológico do coronavírus no Estado, é válida para estudantes da rede pública e privada de ensino, além das universidades e cursos técnicos de todo o Rio Grande do Sul. 

“Nós projetávamos o retorno para o início de julho e isso, evidentemente, já não acontecerá. O mais provável é o retorno para o mês de agosto e por etapas”, afirmou o governador. O detalhamento do retorno às atividades escolares presenciais deverá ser apresentado no pronunciamento da próxima segunda-feira (29).

Leite destacou que apenas metade dos estudantes gaúchos da rede pública se cadastraram na plataforma "Google for Education" – usada para conectar professores a alunos. Estes desafios, segundo ele, estão sendo solucionados em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e as coordenadorias regionais de ensino.

Outra colocação feita pelo governador para justificar o recuo foi o grande número de internações de pacientes com doenças respiratórias nos hospitais que geralmente ocorrem em julho. A demanda esperada para este período, de acordo com Leite, sobrecarregaria àquela já provocada pela pandemia da covid-19.

Para auxiliar em um novo planejamento de volta às escolas, a Seduc vai abrir uma consulta pública, na próxima semana, no intuito de coletar análises de cerca de 3 mil entidades ligadas à educação e assistência social do RS. O formulário digital será entregue às coordenadorias, conselhos tutelares e demais associações vinculadas às redes de ensino. 

Já o retorno das aulas práticas em laboratórios no ensino universitário, também previsto para o próximo mês, não terá nenhuma mudança nos protocolos apresentados pelo governo em maio.

Com informações do jornal Correio do Povo

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTOR