Rural

Cerca de 300 açudes foram abertos na zona rural nos últimos meses em São Lourenço do Sul

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural
25/06/2020 - 17h34min Decom SLS Corrigir

Durante o enfrentamento da estiagem que atingiu São Lourenço do Sul por praticamente todo o primeiro semestre de 2020, foram abertos cerca de 300 açudes em propriedades rurais do Município. São açudes para armazenamento de água destinada a consumo de animais e a irrigação de lavouras, fundamental para reduzir as perdas no campo.

O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural através da Patrulha Agrícola, com cerca de 47% do valor custeado pela Prefeitura. O custo total da hora/máquina é de R$ 140 e o solicitante paga R$ 73,54. Além dos açudes já abertos, a Secretaria continua realizando este serviço nas propriedades. Há também 33 kits de irrigação, implantados em parceira com a Emater e equipamentos do Governo do Estado. Os kits são compostos de abertura de poços, bombas e equipamentos para irrigação.  

A abertura de açudes tem importância não apenas para o momento atual, mas, principalmente, para o enfrentamento de novos episódios de seca. Com açude na propriedade, há menos riscos de perdas em futuros períodos longos de estiagem.

Os produtores rurais que necessitam de açudes e poços podem fazer o pedido diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural, via protocolo. A Secretaria fica na rua Pio Ferreira, 694. O protocolo deve ser feito de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3251-9545. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
OLIDATA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RESTAURANTE COME COME
PADARIA ESTRELA
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +