Saúde

São Lourenço do Sul e Dom Feliciano registram novos casos de covid-19

Municípios adotaram medidas bastante rígidas para o controle do aumento de casos da doença em seus territórios

Compartilhe:
26/06/2020 - 16h06min Corrigir

Dois municípios da região Centro-Sul do Estado confirmaram novos casos de covid-19 nesta sexta-feira (26). Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de São Lourenço do Sul, subiu para 20 o número de infectados pelo coronavírus no município com a notificação de mais três moradores que testaram positivo hoje. 

Dois desses pacientes realizaram testes pelo método PCR, adquiridos pela prefeitura. O outro paciente foi testado também por PCR, só que em laboratório privado. Os três cumprem isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Ainda de acordo com a atualização do painel da doença, São Lourenço do Sul está com 47 casos suspeitos em quarentena e sendo acompanhados pelas equipes de saúde, 13 exames que ainda aguardam resultado da análise, 212 testes realizados, entre rápidos e laboratoriais, e 10 dos 20 pacientes positivos que já estão recuperados. 

Dom Feliciano confirmou mais um caso nesta manhã, o quarto de covid-19 desde o início da pandemia, sendo que três desses pacientes já estão recuperados.  

A Secretaria de Saúde, Isabel Wiatrowski, explicou que o novo morador infectado é do sexo masculino e viajou a trabalho na quinta-feira (18) da semana passada, retornando no dia seguinte. No sábado (20) começou a apresentar sintomas e procurou atendimento médico. Foi feita a coleta do material e enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen), que confirmou o contágio. O paciente se encontra isolado em casa e seu estado de saúde é considerado estável. A secretaria está monitorando o homem e todos que fazem parte da sua rede de contatos.   

Medidas de enfrentamento 

O Executivo de São Lourenço está intensificando as medidas de prevenção contra a disseminação do coronavírus. Tanto que está realizando barreira sanitária na entrada da cidade, medindo temperatura dos motoristas e passageiros dos veículos que entram em São Lourenço, além da sanitização dos equipamentos da praça central e ampliação da testagem de pacientes suspeitos de covid-19 que procuram as Unidades Básicas de Saúde, tanto pelo método PCR quanto por teste rápido.  

Outras medidas decretadas pelo prefeito Rudinei Härter incluem a proibição do consumo de bebida alcoólica nos estabelecimentos a partir das 18 horas, evitando assim aglomerações. Também, a proibição de estacionamento na praia aos finais de semana, das 15 horas às 20 horas, e obriga a Secretaria Municipal da Saúde a criar um cadastro de identificação de todos os lourencianos que trabalham em embarcações fora do território municipal, mas que residem no município. Os trabalhadores que apresentarem sintomas gripais ou que tenham mantido contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19, nos últimos 15 dias, deverão manter-se em quarentena em sua residência, sendo que seu retorno para São Lourenço do Sul deverá ser por veículo particular. O município, por pertencer ao agrupamento de Pelotas, está sob vigência dos protocolos da bandeira laranja do Distanciamento Controlado. 

Enquanto isso, a prefeitura de Dom Feliciano também emitiu um novo decreto, na quarta-feira (24), determinando medidas ainda mais rígidas que a população deverá tomar para conter a disseminação da covid-19. Os felicianenses deverão obrigatoriamente usar máscara de proteção facial sempre que estiverem em locais coletivos, fechados ou abertos, de propriedade privada ou pública, bem como nas áreas de circulação, nas ruas e nos meios de transporte. 

O texto também obriga as empresas de transporte coletivo do município a criarem uma planilha com o nome completo e telefone dos passageiros e que estes dados fiquem nos arquivos das empresas, já que estarão sujeitos a fiscalização do poder público. Tal medida foi adotada para, caso apareça posteriormente algum passageiro infectado pelo coronavírus, a Secretaria da Saúde tenha o contato das demais pessoas que viajaram no coletivo. 

O não cumprimento dessas medidas poderá resultar em multa ou detenção, como prevê o Art. 268 do Código Penal, por infração de determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Dom Feliciano, por não registrar óbitos e nem internações por covid-19 nos últimos 14 dias, adotou as diretrizes da bandeira laranja, mesmo estando em região classificada com bandeira vermelha.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES