Polícia

Decrab Camaquã esclarece ocorrência de furto abigeato em uma propriedade rural em Arambaré

Erro de contagem teria gerado confusão e proprietário acreditou ter sido vítima de furto a 92 bovinos no final de maio

Compartilhe:
26/06/2020 - 17h32min Corrigir

Nesta sexta-feira (26), a Delegacia Especializada no Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã esclareceu uma ocorrência de suposto furto a vacas com cria ao pé que teria acontecido no dia 29 de maio, em uma propriedade rural de Arambaré. 

A informação repassada para a Decrab é que teriam sido furtadas 46 vacas com cria ao pé, totalizando 92 animais bovinos. De imediato, os agentes da Decrab Camaquã compareceram na propriedade rural para averiguar as circunstâncias em que o crime teria ocorrido. Foram realizadas vistorias na invernada onde os animais estavam, não sendo constatado nenhuma cerca cortada, nem rastros deixados pelos animais. Da mesma forma que todos os vizinhos foram visitados, mas ninguém notou a passagem destes animais por suas propriedades, assim como relataram não terem notado a movimentação de caminhões. 

Um dos pontos que desde o início chamou a atenção da especializada foi o fato de que teria ocorrido o furto das vacas com cria ao pé, algo que não é comum, pois é extremamente difícil que durante a ação, os criminosos consigam retirar do meio do rebanho as vacas com seus respectivos terneiros. 

Após diligências que duraram cerca de uma semana, todos os funcionários da fazenda foram intimados a prestarem depoimentos. Foi a partir daí que surgiram divergências com referência a contagem destes animais, uma vez que os agentes da Decrab constataram erros entre as fichas internas, com 46 animais acima do valor exato.  

Outro ponto importante nas investigações é o fato de que as terneiras eram todas marcadas, as orelhas assinaladas e brincadas e as anotações apontavam 145 animais, sendo comprado 150 brincos, mas que após o desmame, foram identificadas apenas 120 terneiras, supondo assim que 25 delas haviam sido furtadas. Porém, ao revisar os brincos que sobraram, o capataz constatou que estavam sobrando 30 brincos, demonstrando que na verdade havia 120 terneiras. 

Diante disso, a Decrab contatou a Inspetoria Veterinária, solicitando o apoio de uma equipe pra realizar uma vistoria na propriedade, que ocorreu hoje (26). Agentes da Decrab, com apoio da 29ª Delegacia Regional e da Inspetoria Veterinária, revisaram cerca de 330 animais bovinos. As terneiras foram contadas através da numeração dos brincos, totalizando 120 animais.  

Os brincos restantes possuíam a numeração de 121 até 150. Também durante a vistoria, foi constatado que 43 vacas foram vendidas no mês de maio enquanto três morreram no campo, totalizando 46 animais, devidamente lançadas na Inspetoria, mas não constavam na ficha interna da propriedade. 

Os erros induziram o capataz, quando realizou a contagem dos terneiros e terneiras ao desmame, a acreditar que os animais haviam sido furtados. A Decrab Camaquã e a Inspetoria Veterinária encerraram a vistoria nesta tarde, concluindo que ocorreu um erro contábil. O Inquérito Policial será concluído sem indiciamento, uma vez que não ocorreu o crime de furto abigeato na localidade. 

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)