Geral

Entra em vigor neste sábado o decreto da bandeira vermelha em Arambaré

Entre as medidas adotadas pelo Executivo municipal está a interdição dos espaços públicos, inclusive o acesso à orla da praia

Compartilhe:
27/06/2020 - 12h21min Corrigir

Passa a valer a partir deste sábado (27) o novo decreto em Arambaré, que reafirma o estado de calamidade pública por conta do coronavírus e adota as medidas restritivas do Distanciamento Controlado quanto à bandeira vermelha em que a região foi classificada.

O documento foi publicado nessa sexta-feira (26) e determina que apenas os comércios essenciais funcionem, respeitando o teto de operação e adotando as medidas sanitárias e de distanciamento interpessoal impostas pelos órgãos de saúde. Além disso, a administração pública também estará com atendimento restrito e todos os espaços públicos, como as praças, pontos turísticos e a orla da praia estão interditados por tempo indeterminado.

A população está impedida de acessar esses locais, como também o trecho da praia que vai da faixa de areia até as ruas que fazem limite com a orla. Outra medida adotada abrange os hotéis e pousadas do município, que só poderão receber hóspedes que comprovem estadia por conta de atuação em serviço essencial.

O descumprimento das medidas restritivas impostas pode acarretar em multa a partir de R$ 2 mil, estando o poder público amparado pelo Art. 268 do Código Penal. O reincidente poderá responder processo e ser preso por descumprimento de medidas impostas para conter disseminação de doença contagiosa, também conforme a lei. Leia o decreto na íntegra.

O Executivo já havia anunciado, em pronunciamento realizado na quinta-feira (25), que iria migrar para a bandeira vermelha por ter um paciente positivo para covid-19 internado em UTI de Rio Grande, no Sul do Estado. Na ocasião, os representantes do governo municipal também frisaram todas as orientações para a população evitar aglomerações, utilizar máscaras de proteção, permanecer em casa e só sair se necessário, lavar as mãos e utilizar álcool em gel. Além disso, pediram aos moradores de municípios vizinhos para não visitarem Arambaré neste momento. Somente na quarta-feira (24), feriado de São João em Camaquã, mais de 400 veículos entraram na cidade, conforme balanço da prefeitura.

Já nesta manhã, foram iniciadas as operações de sanitização das áreas públicas da cidade e do distrito de Santa Rita do Sul. Simultaneamente, também estão ocorrendo ações de conscientização do comércio local e população em geral, bem como as barreiras sanitárias de monitoramento das pessoas que necessitam entar na cidade. Os trabalhos estão sendo realizados pelas equipes da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Bombeiros Civis.

De acordo com o último balanço da covid, Arambaré está com três casos confirmados, 21 suspeitas descartadas e cinco exames que aguardam resultado.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB