Mundo

OMS enviará equipe à China para investigar origem do coronavírus

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que "poderemos combater melhor a doença quando soubermos tudo sobre o vírus"
29/06/2020 - 14h41min Corrigir

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está se preparando para enviar uma equipe à China para determinar a origem do novo coronavírus, anunciou nesta segunda-feira seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Poderemos combater melhor a doença quando soubermos tudo sobre o vírus, incluindo como ele começou. Enviaremos uma equipe para a China na próxima semana para nos prepararmos para isso. Esperamos que nos ajude a entender como o vírus começou e o que podemos fazer no futuro para nos preparar", disse em entrevista coletiva.

Segundo a OMS, a pandemia de Covid-19, está longe de terminar e "inclusive está acelerando". "Todos queremos que isso termine. Todos queremos seguir com nossas vidas. Mas a dura realidade é que estamos longe do fim", disse Ghebreyesus.

"Amanhã, seis meses terão se passado desde que a OMS recebeu os primeiros relatos sobre um grupo de casos de pneumonia de origem desconhecida na China. Há seis meses, nenhum de nós imaginaria como nosso mundo e nossas vidas seriam prejudicados", acrescentou.

Desde que a China anunciou oficialmente em dezembro a aparição da doença, o novo coronavírus provocou a morte de mais de 500.000 pessoas no mundo e mais de 10 milhões de casos foram registrados, dos quais quase metade é considerada recuperada. "Já perdemos muitas coisas, mas não podemos perder a esperança", enfatizou.

O chefe da OMS observou que uma vacina será uma "ferramenta importante" para controlar o vírus a longo prazo, mas pediu aos governos que "façam testes, rastreamentos, isolem e coloquem os casos em quarentena", e à população que respeite as medidas de higiene, use máscara quando necessário e respeite as regras de distância física.

MAIS NOTÍCIAS

PADARIA ESTRELA
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
RÁDIO SÃO JOSÉ
FAMOSOS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +