Geral

Chuva causa estragos no interior do RS, e homem morre soterrado em Nova Prata

Vanderlei Oliveira, de 53 anos, foi atingido por deslizamento de terra, segundo a Polícia Civil. Na Serra e no Norte, vendaval destelhou casas e bloqueou estradas, e Defesa Civil registrou três pessoas feridas

Compartilhe:
30/06/2020 - 19h08min Corrigir

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nesta terça-feira (30) causaram a morte de pelo menos uma pessoa. Vanderlei Oliveira, de 53 anos, morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal em Nova Prata, na Serra, por volta das 11h30.

Segundo a Polícia Civil, ele foi socorrido pelos bombeiros, que o encontraram embaixo dos escombros de um tapume que ajudava a erguer na encosta de uma construção, no loteamento Clivatti. Ele chegou a ser levado para o Hospital São João Batista, mas não resistiu.

De acordo com a polícia, ele era morador de Bento Gonçalves.

Estragos na Serra e no Norte

 

Em boletim divulgado no fim da tarde, a Defesa Civil registrou ainda três pessoas feridas durante o conserto a residências destelhadas.

Uma equipe foi a Iraí, na Região Norte, auxiliar as autoridades locais, já que cerca de 300 casas foram destelhadas. Até o momento, 3 mil metros quadrados de lonas foram distribuídos para os reparos.

Também foram identificadas residências destelhadas e alagamentos em Cacique DobleTapejara, Itatiba do SulCarlos Gomes e Barracão, onde até mesmo o hospital municipal foi atingido.

Já em Lagoa Vermelha, um levantamento preliminar aponta que 80 casas foram atingidas parcial ou totalmente devido a fortes rajadas de vento no começo da tarde. De acordo com a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 101,9km/h, por volta das 14h, e, em Erechim, as rajadas alcançaram 100,4km/h.

Na Serra, o vendaval de cerca de 90km/h derrubou árvores e bloqueou trechos da BR-116 entre Vacaria Campestre da Serra. Algumas casas no interior foram bastante danificadas, inclusive com destelhamento.

A ERS-448 foi bloqueada totalmente no acesso a Nova Roma do Sul. Conforme o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), houve deslizamento de base e de asfalto.

Em Muitos Capões, postes de luz caíram e uma agência bancária ficou destruída. Em São Marcos, houve registro de granizo durante a tarde. Guaporé também registrou grande quantidade de chuva em poucas horas.

 

Cheia no Caí

 

O Serviço Geológico do Brasil alerta para a possível cheia do Rio Caí ainda nesta terça, com possibilidade de inundação em São Sebastião do Caí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O órgão estima que às 23h o rio esteja com o nível de 10,98 metros, superando os 7,44 metros atuais.

Já em Montenegro, onde a cota atual é de 2,22 metros, a previsão é de subir até 4,95 metros, sem alcançar a cota de inundação, que é de 6 metros no município.

De acordo com o engenheiro hidrólogo Emanuel Duarte, foram observados volumes de chuva de 165 mm e 137 mm, respectivamente, nas estações Morro Reuter e São Vendelino, nas últimas 24 ho

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉ
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR