Geral

Defesa Civil aponta mais de mil pessoas atingidas pelos temporais de chuva e ventos no RS

Também, mais de 800 casas ficaram danificadas e 900 mil pontos que estão sem luz em todo o Estado

Compartilhe:
01/07/2020 - 11h43min Corrigir

Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na manhã desta quarta-feira (1), 1.035 pessoas teriam sido afetadas e 871 casas que ficaram danificadas pela chuva e o ventos fortes de mais de 100km/h em alguns pontos, provocados pelo ciclone bomba que passou pelo Estado entre essa terça-feira (30) e a madrugada de hoje.

Às 8h, eram quase 900 mil residências que estavam sem energia no RS. Pela distribuidora RGE, são 145 mil clientes com o fornecimento prejudicado em toda a área de concessão. Pela CEEE, o número de clientes sem energia subiu para 750 mil. As regiões mais atingidas são o Litoral Norte (310 mil clientes sem fornecimento) e Metropolitana (303 mil, incluindo Porto Alegre). Em Camaquã, com a queda de postes e fios de energia, 30 mil clientes estão sem luz. 

A CEEE afirma que já trabalha para normalizar o serviço. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Camaquã também estão se mobilizando para auxiliar as famílias atingidas. A população também enfrenta problemas com a falta de internet por conta da queda do sinal da operadora Oi. De acordo com relatos de moradores ao portal de notícias Blog do Juares (BJ), no distrito de Santa Aura, interior de Camaquã, até essa terça-feira (30) à tarde, já havia chovido mais de 100mm.

Em outros municípios do Estado, os ventos chegaram a 116km/h, como em Santa Vitória do Palmar e Chuí, ou aos 101km/h, como foi em Lagoa Vermelha. No município de Nova Prata, na Serra gaúcha, um homem, de 53 anos, morreu soterrado após um deslizamento de terra causado pelo temporal dessa terça-feira (30). Em São Sebastião do Caí, o rio Caí subiu 11,76 metros e transbordou. Em Porto Alegre, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas. Estradas e rodovias da região de Erechim ficaram interditadas por causa da queda de árvores e postes de luz.

Na terça-feira (30), a Defesa Civil Estadual enviou 3 mil metros quadrados de lonas para Iraí, depois de um temporal ter causado danos em 300 residências. A Coordenadoria Regional de Defesa Civil também auxilia autoridades locais no levantamento dos estragos. A Defesa Civil segue com todas as equipes das nove Coordenadorias Regionais prestando suporte aos municípios e comunidades atingidas.

Os estragos também foram registrados nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em Santa Catarina, a previsão ainda é de que os ventos fortes permaneçam ao longo desta quarta, podendo superar os 100 km/h até o final da tarde. No entanto, os temporais atingem o Estado desde ontem (30). Árvores também foram derrubadas e muitas casas destelhadas. Conforme a Defesa Civil, os ventos chegaram a 120 km/h durante a tarde no Estado. Ao menos nove pessoas morreram até o momento.

No Paraná, ventos de quase 100 km/h derrubaram árvores e deixaram vários locais da capital Curitiba sem energia. O telhado de um conjunto habitacional também foi arrancado com a força dos ventos. Na manhã desta quarta, algumas ruas de Curitiba ainda estavam interditadas, por conta da queda de postes e árvores.

Em São Paulo, o ciclone bomba trouxe frente fria e provocou rajadas de vento de mais de 50 km/h na capital do Estado. 

Com informações do G1 RS

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES