Saúde

SES orienta hospitais a cancelar cirurgias eletivas devido ao desabastecimento de anestésicos

Acesse o link e leia na íntegra a Nota Informativa sobre cirurgias eletivas da SES/RS

Compartilhe:
03/07/2020 - 17h30min Assessoria de Comunicação Social - SES/RS Corrigir

Diante do atual cenário de desabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação, a Secretaria da Saúde (SES) está orientando os hospitais públicos e privados que utilizam esses anestésicos a cancelarem a realização de cirurgias e procedimentos eletivos por tempo indeterminado. 

Nos últimos dias, a SES/RS recebeu relatos de hospitais a respeito da ameaça de desabastecimento e tomou medidas práticas como o levantamento da demanda por parte dos hospitais que integram o Plano de Contingência Hospitalar, bem como do estoque existente, e buscou o apoio do Conass e do Ministério da Saúde para a solução do problema.

O MS acenou com uma compra emergencial no mercado nacional, e até mesmo internacional em parceria com a OPAS, para abastecer os Estados. Há notícias de que alguns Estados já começaram a receber lotes de medicamentos e a SES acredita que o RS será contemplado em breve.

A secretaria também está solicitando que hospitais e clínicas públicas e privadas disponibilizem aos hospitais com setores de Emergência e Unidades de Terapia Intensiva seus medicamentos desta categoria em estoque, especialmente sedativos e bloqueadores neuromusculares. Ao mesmo tempo, a Secretaria da Saúde está notificando as distribuidoras de medicamentos do RS para ver se possuem esses sedativos em seus estoques.

Cabe destacar que a responsabilidade pelo abastecimento desse tipo de medicamento não é de competência da Secretaria da Saúde, mas sim dos próprios hospitais. Mas, neste momento de pandemia, a pasta não poderia se furtar de tentar auxiliar as instituições e, consequentemente, a população gaúcha que necessita de um leito de UTI.

Vale lembrar que o acesso ao leito de UTI é uma medida extrema. A sociedade deve adotar as medidas de proteção (como o uso de máscaras e a higiene pessoal, entre outras) e respeitar as normas de distanciamento controlado do Governo do Estado para evitar a sobrecarga da rede de hospitalar.

O Estado, no que tange às suas responsabilidades, reforçou o número de leitos, habilitou 624 unidades junto ao Ministério da Saúde e deve ampliar em 100% os leitos até o final do mês de julho. Obteve ainda, recentemente, junto ao MS cerca de 300 respiradores para a abertura de novos leitos de UTI e já os distribuiu aos hospitais. O Estado do Rio Grande do Sul tem hoje (3 de julho) 2.188 leitos de UTI Adulto SUS e Privado, com uma taxa de ocupação que beira a casa dos 70% desde o início da pandemia. Diante deste cenário, a Central de Regulação de Leitos do Estado está pronta para atender os pacientes e fazer remoções de uma cidade ou região para outra, de acordo com a necessidade e a disponibilidade de vagas em leitos clínicos e de UTI.

Segue na íntegra a  Nota Informativa cirurgias eletivas da SES/RS

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS