Geral

Semana inicia com risco de chuva forte e enchentes em algumas regiões do RS

Instabilidade deve permanecer no Estado pelo menos até a quarta-feira (8)
05/07/2020 - 22h05min Corrigir

A segunda-feira (6) deve ser marcada pelo céu com muitas nuvens no Rio Grande do Sul, porém, o sol pode aparecer, especialmente em pontos do Oeste, Centro e Sul do Estado. Pode ter nevoeiro e neblina em muitos locais. Ainda chove no começo do dia na Metade Norte.

Da tarde para a noite, novas áreas de instabilidade ingressam com chuva na região, inclusive com trovoadas e risco de granizo isolado por conta de um centro de baixa pressão, que migrará do Paraguai trazendo muita instabilidade até quarta-feira (8) para o RS. A nebulosidade e chuva em algumas regiões fazem com que as temperaturas mínimas e máximas não variem muito.

Em grande parte da Região Norte os acumulados devem ser entre 100 e 200 mm. São esperados alagamentos, transbordamento de arroios e córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em rodovias, com risco maior na Serra.

Entre as áreas que mais devem ser atingidas pelas chuvas intensas estão, também, as Missões, Planalto, Porto Alegre, Região Metropolitana e o Litoral Norte. Há risco de temporais isolados com raios, vento forte e granizo, começando a dar origem a um ciclone sobre o Leste gaúcho.

Todavia, os ventos não terão a força que tiveram na última semana. As maiores rajadas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Como o solo estará encharcado pela chuva excessiva, ventos moderados a fortes inevitavelmente trarão queda de árvores e postes de energia elétrica. 

A maior ameaça, porém, será a subida de rios. Deve chover muito na nascente do Jacuí, no Norte gaúcho, e em bacias como as do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Com a chuva da última semana, juntamente com a egistrada neste domingo (5), os rios ainda estão com os níveis altos. Outro episódio de chuva volumosa logo em seguida fará com que o risco de cheias e enchentes seja alto para estes locais.

O amanhecer não será tão frio quanto nos últimos dias ao longo da semana. Em Camaquã, as temperaturas devem oscilar entre os 8°C e 16°C nesta segunda. Sol com algumas nuvens durante o dia. À noite o céu fica com muitas nuvens, mas não chove. Mas, na terça (7), o dia deve ser de sol com muitas nuvens. Períodos de céu nublado, com chuva a qualquer hora. A precipitação gira em torno dos 25mm. Mínima de 10°C e máxima de 17°C. E, na quarta (8), também pode chover a qualquer hora, mas os volumes de chuva não passam dos 15mm. Os termômetros começam com 9°C e chegam aos 16°C. 

Com informações da MetSul Meteorologia e Climatempo

MAIS NOTÍCIAS

FAMOSOS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
PADARIA ESTRELA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ADRIANO CONRADO
RÁDIO SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
ART MÓVEIS
RESTAURANTE COME COME
ELETRO CLIC
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +