Geral

Boletim Meteorológico indica tempestades e novo ciclone extratropical no RS

Novo ciclone extratropical traz tempestades e rajadas de vento de 80 a 100 km/h em cidades gaúchas
06/07/2020 - 13h22min CCS UFPel Corrigir

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do coronavírus. O material desta semana aponta a chegada de um novo ciclone extratropical, que traz tempestades e rajadas de vento de 80 a 100 km/h no Rio Grande do Sul, na quarta-feira (8). Acesse aqui.

De acordo com o boletim, a partir da madrugada de terça-feira (7) tempestades severas vão se formar no norte do Rio Grande do Sul e se propagam no decorrer do dia para as áreas da Serra gaúcha, central, capital e litoral norte do RS. Essas tempestades podem gerar rajadas maiores que 100 km/h em alguns pontos e chuvas de forte intensidade com volumes maiores que 20 mm/h e acumulados totais de até 100 mm. Além disso, essas tempestades vão gerar muitas descargas elétricas atmosféricas com chance de ocorrência de granizo.

Na quarta-feira (8), ventos se intensificarão na zona sul e litoral do Rio Grande do Sul devido à formação de um novo ciclone extratropical. As rajadas de vento podem ultrapassar 80 km/h nas regiões de Rio Grande, Cassino, Capilha, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte.

Nas áreas de Pelotas, Jaguarão, Porto Alegre, São Lourenço do Sul, Camaquã, Tramandaí e Torres as previsões indicam rajadas entre 60 km/h e 80 km/h.

Devido à passagem do ciclone extratropical, as ondas do mar poderão alcançar entre dois e três metros de altura no litoral rio-grandense entre quarta e quinta-feira. O mar segue agitado até sexta-feira com ondas próximo à 1,5m.

Temperatura

Ao final de quarta-feira uma massa de ar frio oriunda da Argentina reduz as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. As temperaturas mínimas ficarão abaixo de 3˚C nas regiões da campanha, zona sul, oeste e central; abaixo de zero grau nos pontos de coxilhas e serra e abaixo de 8˚ no noroeste, capital e litoral. Geadas intensas estarão presentes em boa parte do estado.

Previsões e análises

O boletim lançado nesta segunda-feira (6) tem, além da previsão para a semana, a tendência para meados de julho, a previsão climática para o trimestre julho-agosto-setembro, links para artigos a respeito do ciclone extratropical, Boletim Climático de Inverno e análise do tempo severo de 30 de junho de 2020 no sul do Brasil.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
MIX BEBIDAS
ADRIANO CONRADO
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
LAVAGEM FERNANDES
SUPER SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +