Saúde

Covid-19 na região: quatro municípios confirmam casos positivos da doença

Cristal, Chuvisca, Mariana Pimentel e Encruzilhada do Sul reportaram pacientes infectados pelo coronavírus entre ontem (6) e hoje (7)
07/07/2020 - 11h05min Corrigir

A incidência da covid-19 está crescendo de forma considerável nas últimas semanas entre os municípios da região Centro-Sul do RS. Além de Camaquã, São Lourenço do Sul e Sentinela do Sul, outros três municípios da região confirmaram novos casos da doença nessa segunda-feira (6), sendo eles: Chuvisca, Mariana Pimental e Encruzilhada do Sul. E Cristal também entrou para a lista de cidades gaúchas onde a covid já se instalou após reportar, ontem, a primeira contaminação pelo coronavírus entre seus moradores.

De acordo com informações disponibilizadas pela prefeita Fábia Richter, na manhã desta terça-feira (7), o primeiro paciente diagnosticado com a covid-19 em Cristal é um homem, de 28 anos, que realizou coleta para teste PCR no final de semana. Ele encontra-se isolado e todos os seus contatos primários foram submetidos a testagem. De quatro pessoas, três tiveram resultado positivo no começo desta manhã. Portanto, neste momento, Cristal está com quatro casos ativos de coronavírus.

Segundo a prefeita, esses pacientes também foram colocados de quarentena e serão medicados preventivamente. Os contactantes dessas pessoas terão material coletado e serão monitorados pelas equipes de saúde da Vigilância Epidemiológica. A expectativa é de que os resultados dos testes sejam emitidos ainda hoje. "Quero dizer a todos que mantenham a calma, está tudo sob controle, nada grave, nada sério. A gente sabia que isso ia acontecer. Só peço que mantenham os cuidados que a gente vem ensinando há tanto tempo", disse a gestora, em vídeo publicado na página oficial da prefeitura. 

Enquanto isso, Chuvisca alcançou o total de sete casos confirmados da covid com a notificação de mais um morador infectado nessas egunda-feira. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem, o novo caso trata-se de uma mulher, cuja idade não foi informada, e que esteve exposta ao vírus em município vizinho, também não divulgado. A família dessa paciente já está em isolamento e a Secretaria da Saúde contatou todas as demais pessoas que mantiveram contato com ela. O município também contabiliza, atualmente, seis recuperações, um caso suspeito, 45 descartados e cinco pacientes em monitoramento. 

Já em Encruzilhada do Sul, duas pessoas receberam o teste positivo para a covid-19 ontem. Uma delas coletou para testagem via Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). A outra teve exame de imunofluorescência feito em laboratório particular. Ambas estão em acompanhamento e isolamento domiciliar. No total, o município está com 40 casos positivos, sendo que 35 já são considerados recuperados, três se recuperam e dois faleceram em decorrência da covid. Ainda, 16 pacientes seguem em monitoramento domiciliar, além de dois internados no Hospital Santa Bárbara e que agurdam resultado do teste PCR, e 185 coletas realizadas, entre testes rápidos (89), PCR (49) e laboratório particular (47). Desses, 140 tiveram resultado negativo e cinco ainda estão sob análise no Lacen. 

Por fim, Mariana Pimentel foi o último município da volta a reportar um novo caso ativo de coronavírus. A prefeitura não divulgou mais informações sobre este paciente contaminado. Neste momento, o total de pessoas que testaram positivo para a covid em Mariana Pimentel é de cinco, com duas recuperações e dois óbitos. Além disso, o município contabiliza 124 casos monitorados até agora, por apresentarem sintomas gripais, 98 testes negativos e nenhuma hospitalização.

MAIS NOTÍCIAS

DIGA NÃO!
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ROGÉRIO CALÇADOS
ADRIANO CONRADO
OLIDATA
PADARIA ESTRELA
ART MÓVEIS
RESTAURANTE COME COME
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +