Saúde

Covid-19 na região: quatro municípios confirmam casos positivos da doença

Cristal, Chuvisca, Mariana Pimentel e Encruzilhada do Sul reportaram pacientes infectados pelo coronavírus entre ontem (6) e hoje (7)

Compartilhe:
07/07/2020 - 11h05min Corrigir

A incidência da covid-19 está crescendo de forma considerável nas últimas semanas entre os municípios da região Centro-Sul do RS. Além de Camaquã, São Lourenço do Sul e Sentinela do Sul, outros três municípios da região confirmaram novos casos da doença nessa segunda-feira (6), sendo eles: Chuvisca, Mariana Pimental e Encruzilhada do Sul. E Cristal também entrou para a lista de cidades gaúchas onde a covid já se instalou após reportar, ontem, a primeira contaminação pelo coronavírus entre seus moradores.

De acordo com informações disponibilizadas pela prefeita Fábia Richter, na manhã desta terça-feira (7), o primeiro paciente diagnosticado com a covid-19 em Cristal é um homem, de 28 anos, que realizou coleta para teste PCR no final de semana. Ele encontra-se isolado e todos os seus contatos primários foram submetidos a testagem. De quatro pessoas, três tiveram resultado positivo no começo desta manhã. Portanto, neste momento, Cristal está com quatro casos ativos de coronavírus.

Segundo a prefeita, esses pacientes também foram colocados de quarentena e serão medicados preventivamente. Os contactantes dessas pessoas terão material coletado e serão monitorados pelas equipes de saúde da Vigilância Epidemiológica. A expectativa é de que os resultados dos testes sejam emitidos ainda hoje. "Quero dizer a todos que mantenham a calma, está tudo sob controle, nada grave, nada sério. A gente sabia que isso ia acontecer. Só peço que mantenham os cuidados que a gente vem ensinando há tanto tempo", disse a gestora, em vídeo publicado na página oficial da prefeitura. 

Enquanto isso, Chuvisca alcançou o total de sete casos confirmados da covid com a notificação de mais um morador infectado nessas egunda-feira. Conforme o boletim epidemiológico divulgado na noite de ontem, o novo caso trata-se de uma mulher, cuja idade não foi informada, e que esteve exposta ao vírus em município vizinho, também não divulgado. A família dessa paciente já está em isolamento e a Secretaria da Saúde contatou todas as demais pessoas que mantiveram contato com ela. O município também contabiliza, atualmente, seis recuperações, um caso suspeito, 45 descartados e cinco pacientes em monitoramento. 

Já em Encruzilhada do Sul, duas pessoas receberam o teste positivo para a covid-19 ontem. Uma delas coletou para testagem via Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). A outra teve exame de imunofluorescência feito em laboratório particular. Ambas estão em acompanhamento e isolamento domiciliar. No total, o município está com 40 casos positivos, sendo que 35 já são considerados recuperados, três se recuperam e dois faleceram em decorrência da covid. Ainda, 16 pacientes seguem em monitoramento domiciliar, além de dois internados no Hospital Santa Bárbara e que agurdam resultado do teste PCR, e 185 coletas realizadas, entre testes rápidos (89), PCR (49) e laboratório particular (47). Desses, 140 tiveram resultado negativo e cinco ainda estão sob análise no Lacen. 

Por fim, Mariana Pimentel foi o último município da volta a reportar um novo caso ativo de coronavírus. A prefeitura não divulgou mais informações sobre este paciente contaminado. Neste momento, o total de pessoas que testaram positivo para a covid em Mariana Pimentel é de cinco, com duas recuperações e dois óbitos. Além disso, o município contabiliza 124 casos monitorados até agora, por apresentarem sintomas gripais, 98 testes negativos e nenhuma hospitalização.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)