Geral

São Lourenço do Sul adota protocolos da bandeira laranja

Município registrou mais dois casos positivos de covid-19 nesta terça-feira (7)

Compartilhe:
07/07/2020 - 16h35min Corrigir

Logo após o governo do Estado publicar, nessa segunda-feira (6), a classificação final das regiões na nona rodada do Distanciamento Controlado, e deixar o agrupamento de Pelotas na bandeira vermelha, mas liberando para os municípios da região poderem adotar os protocolos da bandeira laranja, desde que não registrassem mortes ou internações pela covid-19 nos últimos 14 dias, o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, anunciou que o município permaneceria na classificação da semana passada, que era a da bandeira laranja.

Embora tenha se reunido, no sábado (4), com os prefeitos do Consórcio Azonasul, que decidiram, a maioria, acatar as diretrizes da bandeira vermelha, e anunciado que São Lourenço do Sul não enviaria recurso para recorrer da decisão, Härter voltou atrás e passou a segunda-feira em tratativa com o Gabinete de Crise do Estado. O resultado foi que, por não registrar nenhum óbito por covid e a paciente do município com diagnóstico positivo para a doença que estava internada em Porto Alegre ter contraído o vírus na capital, São Lourenço deve continuar com os comércios funcionando segundo as normas da bandeira laranja.

Contudo, o gestor municipal foi enfático em seu pronunciamento ao solicitar a colaboração da comunidade, mesmo com a flexibilização. "Levem isto a sério. A gente tem percebido aqui em São Lourenço que nossos esforços, através de proibição de determinadas coisas, não têm sido levada (levados) a sério pela população. Contribuem (contribuam) com São Lourenço. Nós estamos tendo a oportunidade dentro da região de permanecer com nossos comércios funcionando. E, claro, obedecendo aquele mandamento de que é ficar em casa todos aqueles que não tem um motivo necessário para sair à rua", afirmou Härter.

Para o prefeito, a oportunidade de manter as atividades comerciais todas funcionando, mesmo que com uma série de restrições, é uma oportunidade única na região neste momento e que deve ser encarada com responsabilidade. "Vamos cumprir este decreto à risca para que nós, logo ali na frente, não tenhamos que mudar novamente. Porque nós estamos muito próximos de piorar a situação. Isso depende simplesmente de nós mesmos. Vamos todos colaborar para que possamos vencer esta etapa o mais breve possível com muita segurança", completou.

O decreto completo deve ser publicado ainda nesta terça-feira (7), conforme afirmou o chefe do Executivo municipal, durante sua fala.

Novos casos

Hoje, São Lourenço do Sul reportou mais dois casos positivos de covid-19, que correspondem a duas mulheres, de 23 e 47 anos, ambas moradoras do bairro Medianeira. Elas realizaram teste PCR e estão em isolamento domiciliar. Também nesta terça-feira, quatro pessoas saíram da relação de casos ativos, após cumprirem o prazo de recuperação. Trata-se de um caso do 5º Distrito, um do Balneário e dois da Barrinha. No momento, são seis casos ativos dentro do total de 27 registrados no município.

Conforme informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, os casos com o vírus ativo correspondem a: 

Mulher de 23 anos da Medianeira
Mulher de 47 anos da Medianeira
Mulher de 45 anos do Navegantes
Mulher de 76 anos do centro
Homem de 52 anos do bairro Avenida
Mulher de 40 anos do 5º Distrito

Ainda de acordo com a atualização, os casos suspeitos em isolamento domiciliar são 32, enquanto que os suspeitos aguardando resultado do teste somam 24. Os recuperados já alcançaram 21 e os testes realizados no município contabilizam 339, sendo 156 PCR e 183 rápidos.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE