Saúde

Chuvisca confirma a primeira morte em razão da covid-19

Vítima trata-se de um homem, de 55 anos, que se contaminou em Porto Alegre, enquanto estava hospitalizado devido a um acidente que sofreu. O caso vai ser contabilizado para o município porque era seu local de residência

Compartilhe:
08/07/2020 - 19h16min Corrigir

Chuvisca registrou o primeiro óbito confirmado para a covid-19 nesta quarta-feira (8). Conforme informou a Secretaria da Saúde, no boletim epidemiológico atualizado às 18 horas de hoje, a vítima é um homem, de 55 anos de idade, morador do interior do município.

Ele teria sofrido um acidente, com lesão cerebral, em 19 de abril, quando visitava um familiar em Camaquã. Pela gravidade dos ferimentos, o homem precisou ser removido para Porto Alegre, onde esteve internado até o dia 22 de junho. Posteriormente, o paciente foi transferido para o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) e foi quando passou a apresentar sintomas de infecção pelo coronavírus. Ele realizou coleta para teste PCR, sendo diagnosticado com covid-19, smas veio a falecer no dia 1º de julho. Entretanto, o caso só foi reportado hoje por divergências no sistema da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O setor da saúde de Chuvisca afirmou que, pelos períodos, a contaminação do paciente ocorreu quando ele estava hospitalizado em Porto Alegre. No entanto, o óbito vai ser contabilizado para o município por ser o local de residência do paciente, de acordo com o registro do cartão SUS. 

Em razão disso, Chuvisca não poderá adotar os protocolos da bandeira laranja, conforme a flexibilização permitida pelo governo do Estado às cidades classificadas na bandeira vermelha que não registraram mortes e nem internações pela covid-19 nos últimos 14 dias até a análise da rodada do Distanciamento Controlado. 

O município, no entanto, contabiliza seis recuperações dentro do total de oito casos positivos. O paciente que ainda se recupera da doença está em isolamento domiciliar. É uma mulher que manteve contato com membros de sua família que foram diagnosticados com covid-19 em Camaquã. Nesta atualização, cinco pessoas estão em monitoramento, 45 suspeitas que já foram descartadas e um caso que foi coletado material para teste PCR e ainda está em análise no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR