Geral

Tapes envia recurso ao Estado para permanecer na bandeira laranja

O município está com três pacientes internados, dois confirmados e um suspeito da covid-19, além de um óbito reportado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Compartilhe:
11/07/2020 - 16h45min Corrigir

Com a classificação, em mais uma semana, da macrorregião de Porto Alegre na bandeira vermelha do modelo de Distanciamento Controlado, colocando Tapes também na zona de alto risco de contágio da covid-19 e média ou baixa capacidade de atendimento em saúde, o prefeito Silvio Rafaeli se reuniu com o Gabinete de Crise para planejar o recurso que será enviado ao governo do Estado pedindo revisão para o município.

Em vídeo postado nas redes sociais, na manhã deste sábado (11), Rafaeli afirmou que nos dados computados no painel da covid-19 da Secretaria Estadual da Saúde (SES) aparece apenas a internação de uma paciente que estava hospitalizada em Porto Alegre, com diagnóstico positivo para a doença, mas que contraiu o coronavírus dentro da unidade de saúde, enquanto tratava complicações causadas por uma cirurgia cardíaca. Os outros dois pacientes, que estão internados no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã, um confirmado e outro com suspeita da covid, além de um óbito que foi informado ao prefeito na noite dessa sexta-feira (10), ainda não entraram nas estatísticas do Estado. 

De acordo com Rafaeli, a defesa foi formulada com base neste dado de que a única internação que foi registrada para Tapes nesta semana contraiu o vírus fora do município. Se o Estado aceitar o recurso, será mais uma semana de comércios funcionando conforme as restrições da bandeira laranja. O documento com o interposto pode ser enviado até as 6 horas deste domingo (12) e, no final da tarde da segunda-feira (13), o governador Eduardo Leite divulgará a classificação final das bandeiras.

Em conversa com a Rádio Web Tapes, na noite de ontem, Rafaeli afirmou que só vai realmente confirmar o óbito atestado pelo Estado como por covid-19 após falar com a familia ou ver a certidão de óbito. O paciente era um homem, de 66 anos, que morava em Tapes e estava em um hospital da capital com outras comorbidades. A SES já reportou a morte na atualização dos dados da covid deste sábado. 

Atualmente, o município contabiliza cinco casos recuperados e quatro com o vírus ativo, além de 11 exames que estão em análise, 177 que foram descartados para o coronavírus, 197 coletas e 41 pacientes monitorados.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE