Economia

Tapes consegue voltar para a bandeira laranja em mais uma semana

Resultado da reanálise do governo do Estado foi divulgado pelo prefeito Silvio Rafaeli na noite de ontem (14)

Compartilhe:
15/07/2020 - 10h00min Corrigir

O município de Tapes conseguiu reverter a classificação de bandeira vermelha e manterá o comércio local funcionando por mais uma semana. O anúncio foi feito no começo da noite dessa terça-feira (14), pelo prefeito Silvio Rafaeli, em vídeo publicado nas redes sociais. A cidade, que pertence à macrorregião de Porto Alegre no agrupamento do Modelo de Distanciamento Controlado, conseguiu permanecer na bandeira laranja. 

De acordo com o gestor, o governo estadual havia errado em não considerar o recurso enviado pelo município e foi, então, que a prefeitura solicitou uma nova avaliação por parte do Gabinete de Crise do Estado, logo após a divulgação da classificação final das bandeiras, na segunda-feira (13).

"Ganhamos mais uma semana de portas abertas, com todos os cuidados, com gente na porta (dos estabelecimentos) colocando álcool para as pessoas entrar. [...] Agora há pouco recebi o empenho da secretária (da Saúde) Arita (Bergmann) e do secretário (de Apoio aos Municípios) Agostinho (Meirelles) nos delineando o caminho e dando a resposta para o nosso recurso. Eu tinha certeza que eles tinham errado na análise, mas corrigiram o erro e graças a Deus fomos bem sucedidos. A gente deseja um bom trabalho a todos essa semana e mantenham-se em casa aquelas pessoas que não precisem ir para a rua, que não tenham nada para comprar. Respeitem aqueles que tenham que ir e que o comércio tenha sucesso em suas empreitadas", falou Rafaeli.

O novo decreto foi publicado já na noite de ontem e valerá de 14 a 20 de julho. Enquanto o município aguardava o resultado da reanálise do governo do Estado, a prefeitura adotou os protocolos da bandeira vermelha e o comércio operou nessa terça-feira respeitando todas as regras do Decreto de Distanciamento Controlado. Os fiscais estiveram nas ruas orientando os comerciantes sobre a nova vigência, mas não multou ninguém, conforme afirmou o prefeito em outro vídeo publicado na manhã de ontem. 

O gestor, mais uma vez, salientou que o comércio não é o vilão e que não pode ser penalizado com restrições tão severas, já que mesmo adotando todas as medidas sanitárias e respeitando o Decreto Estadual, os casos de covid-19 vêm aumentando gradativamente em grande parte do RS, principalmente no interior. Rafaeli pediu para que a população cumpra com as orientações e se conscientize de que a situação é realmente grave, revelando que está isolado em casa, pois é um paciente suspeito da doença, já que teve contato com uma pessoa que testou positivo para o novo coronavírus. "Esse é o maior exemplo de que ninguém está livre", disse ele.

O prefeito alertou também que na próxima rodada, muito provavelmente, Tapes não consiga reverter a classificação, uma vez que a macrorregião de Porto Alegre deve permanecer na bandeira vermelha. O município registrou internação e um óbito em razão da covid-19 ao longo da última semana, mas Rafaeli falou que a procuradoria da prefeitura vai recorrer novamente. O gestor salientou que a pessoa que faleceu contraiu o vírus fora de Tapes e que o paciente hospitalizado já recebeu alta. Neste momento, são 17 casos confirmados da doença, 11 deles com o vírus ativo e seis recuperados, um óbito, 41 pacientes sendo monitorados, 206 coletas, 178 testaram negativo e 11 ainda estão sendo analisadas.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
AABB
TBK INTERNET
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASAABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES