Economia

Enquanto Tapes adota bandeira vermelha, Chuvisca ignora e permanece com os protocolos da bandeira laranja

Ambos os municípios estão em região classificada como de alto risco de contágio pelo coronavírus

Compartilhe:
21/07/2020 - 15h00min Corrigir

Com a publicação do resultado final das bandeiras, na tarde dessa segunda-feira (20), a 11ª rodada do Distanciamento Controlado colocou a macrorregião Metropolitana classificada por mais uma semana na bandeira vermelha, que indica alto risco de contágio pelo novo coronavírus e média ou baixa capacidade de atendimento em saúde. Os municípios de Tapes e Chuvisca estão inclusos neste agrupamento e já na manhã desta terça (21) teriam que adotar as regras do modelo.

Todavia, o prefeito de Chuvisca, Joel Subda, anunciou que o município vai manter os protocolos de segurança da bandeira laranja. O gestor explicou, em entrevista à Rádio Acústica FM nesta manhã, que esteve reunido com a assessoria jurídica municipal e concluiu que a Regra 0-0 do Decreto Estadual poderia ser tomada uma vez que os dados do Estado não condizem com os registros atuais do município.

Para Subda, Chuvisca preenche os requisitos da medida, pois não possui mortes ou hospitalizações por covid-19 nos últimos 14 dias anteriores à divulgação preliminar das bandeiras. Foi levado em conta que o óbito registrado no município ocorreu no início do mês e o contágio foi em outra cidade, além de que essa pessoa teve alta antes de falecer. A prefeitura considerou também que os últimos dois moradores que estavam com o vírus ativo já se recuperaram da infecção. 

O prefeito destacou que a economia municipal já vem sendo duramente penalizada com as medidas restritivas e que não deixaria um equívoco nas informações por parte do Estado pesar ainda mais.

Já Tapes ficou impossibilitado de flexibilizar a abertura do comércio e teve o recurso negado porque registrou um óbito e duas internações dentro do período delimitado pelo governo do Estado para utilização da Regra 0-0. Uma destas hospitalizações recebeu alta e conseguiu ser desconsiderada, porém, a segunda teria sido removida para Camaquã e permaneceu nos registros. Esta é a primeira semana que o município, mesmo estando no agrupamento de alto risco, adota os protocolos de acordo com a classificação.

O prefeito Silvio Rafaeli publicou um vídeo em sua rede social, no começo da noite de ontem, anunciando a publicação do novo decreto, que restringe o funcionamento das atividades comerciais para somente os serviços essenciais (supermercados, bancos, lotéricas e farmácias) e os não essenciais podendo trabalhar com 50% dos funcionários e através de comércio eletrônico nas modalidades pegue e leve, tele-entrega ou drive thru.

O gestor, mais uma vez, defendeu que o comércio não é culpado pelo aumento dos casos, mas sim as pessoas que ainda não se conscientizaram da gravidade da situação e permanecem saindo para a rua sem necessidade e promovendo aglomerações. "Dificilmente a gente vai conseguir flexibilizar alguma coisa enquanto as pessoas não tiverem consciência do que é certo e do que é errado", disse Rafaeli.

Tapes está, atualmente, com 13 casos confirmados que ainda estão com o vírus ativo, 10 recuperados, uma morte associada à covid-19, 274 coletas, 234 suspeitas descartadas, 17 exames que ainda estão em análise e 36 pacientes monitorados. 

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR