Economia

Divergência por parte do Estado no registro de dados da covid-19 causa transtornos para Arambaré

Por conta disso, município não conseguiu utilizar flexibilização do Decreto Estadual que permite cidades em bandeira vermelha poderem adotar protocolos da bandeira laranja, desde que não registrem mortes ou internações pela doença nos últimos 14 dias

Compartilhe:
22/07/2020 - 14h15min Corrigir

A divergência dos dados referentes à incidência da covid-19 rendeu debates entre a prefeitura de Arambaré e o governo do Estado. O atraso na computação dos casos e óbito registrados no município fez com que o fosse recusado o recurso enviado ao Gabinete de Crise para utilizar a Regra 0-0, que permite cidades classificadas na bandeira vermelha que não reportaram internações ou mortes relacionadas à covid-19 nos últimos 14 dias poderem migrar para os protocolos da bandeira laranja.  

O que acontece é que o município registrou um óbito por conta do coronavírus no dia 29 de junho, mas que só entrou no sistema do Estado no dia 10 de julho, logo após a administração municipal perceber a falha e alertar a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Tal fato influenciou o governo do Estado na decisão de deixar Arambaré sem poder utilizar do recurso de flexibilização para o funcionamento do comércio - setor mais afetado pelos protocolos sanitários do Decreto Estadual.

A prefeitura informou que está seguindo o que indica o mapa final do Distanciamento Controlado para esta rodada, que irá valer até a próxima segunda-feira (27), no entanto, entrará com um novo recurso já que o município se enquadra na Regra 0-0, não havendo nenhum óbito ou internação em função da covid-19 nos últimos 14 dias. 

Na tarde desta quarta-feira (22), Arambaré confirmou mais um caso de coronavírus. De acordo com informações do boletim epidemiológico, o novo paciente infectado trata-se de um profissional da área da Saúde, que não apresentou sintomas e foi colocado em isolamento domiciliar. Os membros da equipe que mantiveram contato com o paciente nos últimos dias já estão sendo monitorados pelo setor da Vigilância Epidemiológica.

Também foi notificada a recuperação de mais três pacientes. Neste momento, o município totaliza nove casos da covid-19, com sete deles já considerados recuperados e um óbito, além de nenhuma hospitalização, 33 suspeitas descartadas e apenas um exame que ainda aguarda o resultado da análise. Todavia, conforme o Painel Coronavírus da SES, a cidade está com apenas dois casos registrados, além do único óbito pela doença, quando na verdade são nove casos atualmente. Veja:

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET