Mundo

'Cuidem dos velhos', diz homem que escalou parede de hospital para ver mãe com covid-19 na Cisjordânia

'Se tivesse possibilidade, daria minha vida', lamenta filho de vítima do novo coronavírus, em entrevista a emissora

Compartilhe:
23/07/2020 - 09h01min Corrigir

A história do homem que escalou as paredes de um hospital palestino em Hebron, na Cisjordânia, para visitar a mãe internada por covid-19 — ela acabou morrendo pela doença — emocionou o mundo.

Em breve entrevista à emissora Palestine TV, o filho, identificado como Jihad Al-Suwaiti, de 30 anos, pediu que as pessoas se cuidassem para que não passassem pela mesma dor que ele sente.

"Nunca imaginei viver essa situação, perder minha mãe assim. Não desejo isso para ninguém. Senti que o mundo se fechou à minha frente", lamentou o homem.

Rasmi, mãe de Jihad, foi internada no início do mês com sintomas da doença causada pelo novo coronavírus. Ela já era paciente de câncer. Sem poder entrar no local por causa do risco de contaminação, a solução encontrada pelo homem foi escalar a parede até a janela do quarto em que sua mãe estava.

Segundo informações da rede Al Jazeera, Jihad visitou a mãe pela janela do quarto do hospital todos os dias até a data da morte dela, ocorrida em 16 de julho.

O filho relata que mal se lembra como tirou forças para encontrar a mãe. "O único lugar para acompanhar era aquela janela. Como cheguei lá? Sinceramente, não sei", contou.

"Se eu tivesse a possibilidade, daria minha vida, minha alma para que ela ficasse viva por mais um tempo. Cuidem dos velhos para não sentir a amargura que senti."

Covid-19 na Palestina

Considerando a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, o número de infectados pelo novo coronavírus na Palestina desde o início da pandemia passava de 9 mil nesta quarta-feira (22). O total mortos pela Covid-19 chegou a 66.

O embaixador do Estado da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, disse ao G1 que a situação da pandemia na região ainda é muito difícil porque houve uma nova alta nos casos.

"Essa segunda volta do vírus tem sido mais dramática, temos mais de 60 mortos. E fomos obrigados a tomar medidas mais difíceis neste verão", afirma.
Tanto a Autoridade Palestina como o governo de Israel, que disputam territórios na região, adotaram novas medidas de isolamento nas últimas semanas. Em meados de julho, as duas partes concordaram em cooperar para evitar uma piora da pandemia e das crises de abastecimento geradas pela doença, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Porém, em nota publicada na terça-feira (21), a ONU alertou que a cooperação entre israelenses e palestinos vem diminuindo, o que prejudica a entrega de ajuda humanitária na região e, consequentemente, piora a crise gerada pela Covid-19.

 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES