Geral

Tapes registra três recuperações, mas outro óbito em razão da covid-19 e permanece na bandeira vermelha

Prefeito Silvio Rafaeli afirmou, em pronunciamento, que está sendo criado um Fórum de Negociação para tentar remodelar os protocolos do Distanciamento Controlado. "Um risco compartilhado", segundo o gestor, entre Associações dos Prefeitos, Famurs e Estado

Compartilhe:
25/07/2020 - 10h57min Corrigir

Nessa sexta-feira (24), Tapes registrou mais três pacientes recuperados da covid-19. O total de pessoas livres da infecção pelo novo coronavírus no município, atualmente, é de 21 e 16 ainda estão com o vírus ativo e em recuperação. Nenhum novo caso positivo foi notificado no boletim epidemiológico de ontem.

Apesar da boa notícia, também nesta mesma atualização, foi reportado o segundo óbito em decorrência da covid-19. De acordo com informações obtidas pela Rádio Web Tapes, a nova vítima fatal da doença é uma mulher de 73 anos, que estava internada no Hospital Nossa Senhora de Aparecida (HNSA) de Camaquã.

O anúncio do óbito foi feito, primeiramente, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e confirmado pelo prefeito Silvio Rafaeli. Mesmo sendo moradora de Tapes, o gestor disse que a idosa estava internada há dias para outros procedimentos e que provavelmente contraiu o vírus dentro do hospital.

O boletim notificou também 56 pacientes em monitoramento, 306 coletas realizadas, com 256 delas descartadas e 11 que ainda estão sendo analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). 

Bandeira vermelha e Fórum de Negociação 

Logo após o anúncio da classificação prévia das bandeiras do Distanciamento Controlado, Rafaeli publicou um vídeo em uma de suas redes sociais anunciando que Tapes não irá recorrer da decisão nesta semana por conta do registro de um óbito e uma internação no Painel Coronavírus do Estado. "Então, por si só, se não tivéssemos esses dois casos, igual, nós teríamos que ficar 14 dias sem nehum caso. Infelizmente, teve esse caso do óbito e teve uma internação, então, está registrado no sistema, continuamos com a bandeira vermelha em evidência", afirmou o gestor.

Ainda no pronunciamento, Rafaeli disse que está sendo preparando um Fórum de Negociação juntamente com as Associações de Municípios, a Famurs e governo do Estado para tentar remodelar os protocolos do Distanciamento Controlado. Além de ser prefeito de Tapes, Rafaeli é presidente do Consórcio Centro-Sul. "Mas isso tudo vai depender do entendimento do próprio governo do Estado, da própria Famurs e das próprias 27 associações de prefeitos que querem assumir talvez um risco compartilhado e não só o que o governador (Eduardo Leite) queria fazer, tipo, deixar que os prefeitos resolvessem", completou.

Segundo Rafaeli, haverá reuniões nos próximos dias para detalhar melhor esse plano que será apresentado. "Infelizmente, por enquanto, estamos na bandeira vermelha, sem flexibilzação", concluiu o prefeito. 

Assista ao vídeo

MAIS NOTÍCIAS

AABB
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES