Geral

Cristal envia recurso ao Estado para permanecer adotando protocolos da bandeira laranja

De acordo com a prefeita Fábia Richter, município está com um paciente suspeito da covid-19 internado e esse dado colaborou para que a Regra 0-0 não pudesse ser utilizada

Compartilhe:
25/07/2020 - 21h33min Corrigir

Diferente do que foi previsto pela prefeita Fábia Richter, Cristal ficou incapacitado de utilizar a Regra 0-0 do Distanciamento Controlado, uma vez que a região de Pelotas, a qual o município faz parte no agrupamento do modelo, foi classificada em alto risco de contágio pelo novo coronavírus no mapa preliminar divulgado nessa sexta-feira (24). Essa flexibilização é aquela que permite municípios classificados em região com bandeira vermelha poderem permanecer com os comércios funcionando de acordo com as regras da bandeira laranja, desde que não registrem mortes ou internações em virtude da covid-19 nos últimos 14 dias anteriores ao do anúncio preliminar da rodada.

Tudo porque Cristal está com um paciente suspeito da covid-19 internado neste momento e o dado entrou para a estatística do Painel Coronavírus da Secretaria Estadual da Saúde (SES). "Estamos fazendo uma defesa forte. Acreditamos que vai dar tudo certo, mas a confirmação disso, do que vai acontecer na semana que vem, nós teremos durante a segunda-feira", afirmou a prefeita, em vídeo publicado na página oficial do Executivo no Facebook, na tarde deste sábado (25).

No entanto, até segunda-feira (27), os comércios locais permancem funcionando da mesma forma que estão atualmente, visto que a próxima rodada do Distanciamento Controlado só entra em vigor na terça (28). O Gabinete de Crise do Estado aceita os recursos de municípios que optaram por contestar a classificação das bandeiras até as 6 horas deste domingo (26).

Primeiro óbito em razão da covid

Cristal confirmou o primeiro óbito relacionado ao coronavírus na tarde de ontem (24). De acordo com a prefeita, a vítima corresponde a um dos óbitos que ocorreram no município nos últimos dias e que entre os familiares havia caso positivo para a covid-19. O exame foi realizado no hospital onde essa pessoa deu entrada por outras complicações de saúde e o resultado só foi emitido ontem. Fábia afirmou que o sepultamento já foi realizado e também que todos os contactantes da vítima estão sendo acompanhados.

Entretanto, o dado só deve interferir na rodada que será divulgada na próxima sexta-feira (31). Fábia ressaltou que mesmo com o primeiro óbito pela covid, não há motivos para desespero por parte dos moradores porque, segundo ela, os pequenos surtos de contágio pelo coronavírus no município estão controlados. Também no último boletim epidemiológico, todos os testes realizados na quinta-feira (23) em pacientes suspeitos receberam resultados negativos. Agora, são 26 casos positivos, cinco recuperações e total de 466 pessoas testadas no município.

A prefeita reforçou o pedido para que a população continue utilizando a Vitamina D receitada por meio de protocolo da Secretaria Municipal de Saúde e disponibilizada de forma gratuita, mas que não tome outros medicamentos sem prescrição médica.

Assista ao pronunciamento

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR