Geral

Arambaré e São Lourenço do Sul têm pedidos considerados pelo governo do Estado e adotam protocolos da bandeira laranja

Arambaré, depois de três semanas, conseguiu ter o recurso aceito, mesmo estando apto para adotar a Regra 0-0. Já São Lourenço, por fazer parte da região de Pelotas, migrou para a bandeira laranja, assim como Cristal

Compartilhe:
27/07/2020 - 21h19min Corrigir

Na tarde desta segunda-feira (27), o governo do Estado divulgou o resultado final da classificação das regiões no mapa do Distanciamento Controlado para a rodada que começa a valer a partir de amanhã (28). Conforme o anúncio do governador Eduardo Leite, Arambaré teve o pedido de reconsideração aceito pelo Gabinete de Crise. O município pertence à macrorregião de Porto Alegre, que está classificada em bandeira vermelha (alto risco de contágio pelo coronavírus) há cerca de um mês, mas por não possuir óbitos ou internações por covid-19 nos últimos 14 dias, poderia fazer uso da Regra 0-0 do modelo. 

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, há três semanas que Arambaré já se enquadrava nessa flexibilização, porém, um atraso por parte do Estado na atualização dos dados do município no Painel Coronavírus da Secretaria Estadual da Saúde (SES) fez com que a cidade ficasse impossibilitada e tivesse seus pedidos indeferidos por duas vezes consecutivas. No entanto, o Executivo municipal permaneceu adotando os protocolos da bandeira laranja e recorrendo junto ao Gabinete de Crise para se manter regular quanto às regras do Estado. No sábado (25), a prefeitura enviou mais um recurso que, desta vez, foi aceito. 

E com a revisão da classificação do agrupamento de Pelotas, Cristal e São Lourenço do Sul também poderão permanecer com os comércios locais abertos, já que fazem parte dessa área dentro do modelo. Todavia, mesmo que a região permanecesse em vermelho, São Lourenço do Sul teve o pedido reconsiderado por registro incorreto da residência de um paciente hospitalizado, além de o último óbito ter ocorrido fora do município, assim como sua contaminação. 

Nesta rodada, foram analisados 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações. Ao total, das 14 regiões anunciadas na sexta-feira (24) como de alto risco de contágio pelo coronavírus, seis regressaram para a bandeira laranja e oito continuaram na bandeira vermelha.  

Camaquã, por sua vez, não entrou com pedido de reconsideração por registrar três pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI na última semana – um em Bagé, um em Taquari e outro em Lajeado. Por isso, permanece na bandeira vermelha. E hoje, além de reportar mais 20 infectados, elevando para 297 o total de casos positivos, e um óbito (mulher, 65 anos), sendo o oitavo em razão da doença, o secretário da Saúde, Fabiano Martins, informou que o município está com mais um paciente confirmado com o novo coronavírus internado em leito de UTI, na cidade de Dom Pedrito. 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS